A Páscoa está aí! Para os mais distraídos, sexta-feira santa, feriado, é já dia 29 de março.

Se gostavas de aproveitar estes dias para uma escapadinha, então este texto é mesmo para ti.

Quem disse que tens de gastar muito dinheiro ou até ir para fora para teres uns dias de descanso na Páscoa? Vai para fora cá dentro e descobre as maravilhas do nosso país.


1 - Minho

Uma gastronomia autêntica e paisagens espetaculares. Do que é que precisas mais?

O Minho tem isto e ainda o Compasso, uma tradição religiosa também conhecida como Visita Pascal. É um ritual antigo em que, no domingo de Páscoa, o pároco vai às casas dos habitantes e dar a beijar a cruz de cristo.


2 - Braga

Para além de as ruas se encherem de festa, flores e luzes, há também a tradição da Visita Pascal e a Procissão da Burrinha, que, tal como o nome indica, consiste no transporte da imagem de Nossa Senhora por uma burrinha.

A aliar a tudo isto, tens boa comida e paisagens de cortar a respiração.


3 - Alentejo

Nada como a tranquilidade do Alentejo para celebrares a Páscoa. Planícies e um grande pôr do sol? Tens. Boa comida? Também.

Com (muita) sorte, ainda apanhas belos dias de sol e consegues dar um mergulho numa bela piscina.


4 - Algarve

Não podíamos falar de mergulhos e de sol sem referir o nosso Algarve. Qualquer altura é boa para o visitar, mas a Páscoa pode ser a ideal.

Além disso, há tradições da Páscoa, como a Procissão dos Passos, que é recriar os últimos momentos da vida de Cristo, que por lá acontecem.



Dá asas à tua imaginação! Felizmente, vivemos num país repleto de cantos e recantos deslumbrantes que fazem o cenário de qualquer escapadinha de Páscoa.