Mais um passo no caminho da inclusão! A marca Mattel faz parte da infância de muitas crianças, provavelmente da tua também. Detém a boneca mais famosa do mundo, a barbie, e é com ela que acaba de fazer história.


Foi lançada a primeira boneca com Síndrome de Down, fruto de uma parceria histórica com a Sociedade Nacional de Síndrome de Down (NDSS, em inglês) dos Estados Unidos. "Esta barbie serve como um lembrete de que nunca devemos subestimar o poder da representatividade. É um grande passo para a inclusão e um momento que estamos a comemorar", revelou Kandi Pickard, presidente da NDSS, à CNN.



Para este grande lançamento, a marca da barbie trabalhou ainda com médicos para que a boneca tivesse a aparência mais próxima de uma mulher com Trissomia 21. Nenhum pormenor foi deixado ao acaso. A barbie tem uma órtese no tornozelo, que é um dispositivo médico de correção e estabilização da função muscular e que é muito usado em crianças com a doença, e um colar cor de rosa com três divisas para cima, que representam as três cópias do cromossoma 21, que causam a doença.


Esta barbie faz parte da linha Barbie Fashionistas que foi criada em 2016 para aumentar a inclusividade e a representatividade. Para além desta boneca, esta linha tem também barbies com próteses nas pernas, aparelhos auditivos e até em cadeira de rodas. Este é um grande passo que pode fazer toda a diferença na vida destas pessoas.


Ainda não se sabe quando é que vai estar à venda em Portugal, mas espera-se que seja para breve.