Este texto vai deixar-te com água na boca, por isso toma as devidas precauções, porque vamos falar de batatas fritas! Essa pequena maravilha que melhora qualquer dia assim que aparecem na mesa. Crocantes, com um pequeno puré lá dentro e muito sal por fora. Enchem a alma e difícil é parar de as comer. Só que agora surgiu um novo estudo que revela que elas podem estar associadas à depressão.

Como é que é? É isso mesmo. Se em dias mais tristes, comes batatas fritas para te animares, se calhar essa pode não ser a solução perfeita.

Um grupo de investigação de Hangzhou, na China, descobriu que o consumo frequente de fritos, especialmente batatas fritas, está associado a um risco maior de ansiedade e de depressão. Estes resultados mostram "a importância de reduzir o consumo de fritos para a saúde mental", revela o estudo, publicado pela revista PNAS.


Para este estudo foram analisados 140.728 jovens com mais de 11 anos e chegou-se à conclusão de que o consumo de fritos, sobretudo de batatas fritas, está associado a 12% de maior risco de ansiedade e a 7% de maior risco de depressão.

E tudo por causa do composto químico acrilamida. Quando se cozinham alimentos a altas temperaturas, forma-se acrilamida que pode induzir, segundo este estudo, a comportamentos ligados à ansiedade e à depressão.



"No entanto, o caminho causal poderia facilmente ir para o outro lado: pessoas com ansiedade/depressão voltam-se para 'comida reconfortante' com alguma frequência para obter uma sensação de alívio”, revela o médico David Katz, à BBC. Esta é uma forma de automedicação de muitas pessoas. A má nutrição pode diminuir o humor e pôr em causa a saúde mental.


Toda esta situação é uma bola de neve. Apesar de estes dados serem ainda preliminares, é um estudo para ter em atenção.