Domingo é dia de repor energias. E nada melhor para repor energias que um programa diferente, numa das regiões mais bonitas de Portugal, com toda a família, ao som de muita música e com boa comida.


É com isto e com a presença da RFM, que podes contar, no dia 4 de junho, no Funchal, a bonita capital do arquipélago da Madeira, no Festival “Bom para a Madeira”, promovido pelo Continente.


“Bom para a Madeira” é o nome do Festival que o Continente leva à Praça do Povo, no Funchal, no domingo, 4 de junho, domingo, entre o meio dia e as nove da noite. Este Festival, de acesso gratuito, representa a celebração das tradições regionais e a promoção do desenvolvimento sustentável da Madeira, com o qual o Continente está comprometido, desde 1996.


As parcerias com 80 produtores locais, cujos produtos os madeirenses compram, no Continente da Madeira, são um dos motores de crescimento da economia local e social do arquipélago da Madeira, para o qual contribui a criação de emprego.


O Festival “Bom para a Madeira” dá, precisamente, destaque aos produtos locais, produzidos na região. Para dar a conhecer o melhor que a ilha tem, 13 produtores locais vão estar no Festival ‘Bom para a Madeira’ com mostra, degustação e venda de artigos regionais como vinhos, licores e refrigerantes, queijos, padaria, doçaria tradicional, atum, ovos e fruta.

São também os produtos dos produtores locais que vão ser utilizados e preparados em showcookings, ao longo de toda a tarde, por chefs de renome, para degustares. Aproveita esta forma deliciosa para conheceres o que de melhor se produz na Madeira.

Para além da gastronomia, no Festival “Bom para a Madeira”, promovido pelo Continente, vais poder contar com a música de Tony Carreira, que também fez questão de se juntar a este festival, que alia música e gastronomia.

Os mais pequenos não serão esquecidos. O Festival “Bom para a Madeira” tem atividades pensadas e dedicadas aos mais novos para que, também para eles, a tarde de 4 de junho, no Funchal, seja memorável.

Para animar ainda mais esta festa, a RFM, marca presença, com uma emissão, conduzida por Rodrigo Gomes e por Inês Bento - a partir do próprio festival.

Entre as duas e as seis da tarde, o Rodrigo Gomes e a Inês Bento vão contar-te o que se está a passar e estender-te o convite a apareceres e a juntares-te a eles, para uma tarde bem passada.


Segue a programação do palco SHOWCOOKINGS/WORKSHOPS, que vai, certamente, abrir-te o apetite:

Chef Octávio Freitas – 12h30 às 13h15

Chef, proprietário da Escola OF e apresentador, Octávio Freitas cumpre o seu sonho de criança de vingar na cozinha. Tem nome e marca registada em todos os pontos da ilha e reconhecem-lhe a capacidade de deixar o seu tempero na juventude atual. Hoje, tem quase 200 alunos em dezena e meia de escolas, reconhecendo que o seu trabalho foi responsável pela paixão desenvolvida por muitos miúdos.

Chef Maurício Faria – 13h30 às 14h00

A história deste chef na cozinha começou na adolescência, com um amigo que, na altura, o cativou para a área da cozinha como saída profissional. Desafio aceite. A cozinha de Maurício Faria é arrebatadora em todos os sentidos. Uma degustação mais alargada confirma a sua carreira profissional de indiscutível nível, sempre rodeado de grandes profissionais e em espaços sobejamente conhecidos.

Chef Júlio Pereira – 14h15 às 14h45

A paixão pela cozinha começou nos talhos do pai, nas hortas do avô e na cozinha da mãe. Nos seus genes está gravada a essência do produto e da sua temporada. Em 2018 abriu o restaurante “Kampo”, no Funchal, trazendo as carnes e os produtos de campo que o acompanharam desde os tempos de infância. Tendo conquistado o palato dos madeirenses abriu em 2019 o restaurante Akua, trazendo para a mesa os sabores do mar.

Nutricionista Dra. Márcia Freitas – 15h00 às 15h30

Adepta do estilo saudável, a sua paixão pela nutrição surgiu através de uma batalha pessoal que teve de travar para manter um peso saudável. Formada em Ciências da Nutrição pela Universidade do Porto, tem uma clínica com o seu nome e há 9 anos que colabora com a Antena 3 Madeira em uma rubrica sobre nutrição.

Chef Chakall – 16h45 às 17h30

Cresceu no restaurante da mãe, serviu às mesas e dos 14 aos 18 anos foi responsável pela cozinha. Quando atingiu a maioridade, foi estudar jornalismo. Trabalhou durante 7 anos no jornal El Cronista, depois demitiu-se e resolveu viajar pelo mundo fora. Primeiro fez uma viagem de mota pela América Latina, como o Che Guevara. Depois foi descobrir os encantos de África.

Se estiveres pela Madeira, a tarde de domingo, 4 de junho, é de presença obrigatória no Festival “Bom para a Madeira”, na Praça do Povo, no Funchal. Se não estás pela Madeira, parece-nos que tens aqui motivos mais do que suficientes para marcares uma escapadinha. Que dizes? A entrada no Festival “Bom para a Madeira” é gratuita. Aproveita!


O Rodrigo Gomes e a Inês Bento já marcaram a viagem.


O Festival “Bom para a Madeira” do Continente e a RFM esperam por ti.