Todos nós, portugueses, temos muita coisa a dizer sobre o nosso país, no geral, e de Lisboa, em particular. As mudanças a que temos assistido com o crescimento do turismo são uma verdadeira montanha russa. Se por um lado é importante vermos o nosso país a ser valorizado desta forma, por outro lado as consequências que isso tem trazido, para os que vivem em grandes cidades, é aterradora.


O aumento de nómadas digitais em Lisboa potenciou o aumento descontrolado e desproporcional de rendas, obrigando tantos e tantos portugueses a procurarem outro sítio para viverem. Por isso, ver um português a queixar-se destas condições é uma coisa. Agora, ver um nómada digital com as mesmas queixas é caso para gerar algum sururu nas redes sociais.


No site NomadList, que foi criado para oferecer o máximo de informação útil sobre cada cidade para, como o nome indica, os nómadas digitais, houve uma crítica a Lisboa que acabou por gerar alguma controvérsia e indignação no Twitter.



A crítica também salienta algumas partes boas de Lisboa, mas os contras ultrapassam em largo número os prós. Vamos à parte boa, destacada por este nómada digital: há muitos ótimos espaços de coworking; muitos nómadas digitais; e muitas meetups, conferências de tecnologia e criptografia.


Agora, vem a parte que mais revolta gerou. Alguns dos contras destacados não são propriamente uma novidade para os portugueses, que até podem partilhar da mesma opinião, como o elevado preço da comida ou dos arrendamentos, a má qualidade dos apartamentos, ou o excesso de turistas e carros a circular. Porém, há também pontos que podem gerar controvérsia. Este nómada digital descreve os portugueses como uma "população miserável e depressiva" e barulhenta - "abusam das suas cordas vocais e esquecem-se que têm dois ouvidos para ouvir" - e ainda se queixa da falta de mulheres e de perspetivas de namoro.

Mais, este nómada digital criticou a gastronomia portuguesa: "comida básica e sem gosto (uma das piores cozinhas do mundo, para mim)".


Se ao leres isto ficaste indignado e com vontade de responder a este nómada digital, não te preocupes porque há quem já o tenha feito por ti, no Twitter. "Obrigado por isto. Estamos cansados de encontrar motivos para evitar que os seus colegas venham para Portugal em hordas", "Toda essa informação sobre Lisboa é falsa. A comida portuguesa é uma das melhores do mundo, muito melhor do que hambúrgueres", "Se estes contras são a razão pela qual te vais embora, vamos fazer questão de os reforçar" ou "Só por causa desse comentário sobre a nossa comida, devias estar na cadeia!" são alguns dos comentários.