Se, este ano, houve calor fora do tempo, o mesmo se pode dizer da chuva. Ou talvez não, porque ela cai muitas vezes, em meses de primavera e de verão. E ainda bem! Ela é necessária, sobretudo num país, como Portugal, onde há uma seca generalizada, sobretudo no sul. Também sabemos que chuvadas fortes fora do tempo podem destruir algumas produções agrícolas.


O que é certo é que, este ano, bem antes da época, já houve tempo de praia, já vestimos calções e calçámos sandálias, já gozámos fins de tarde e noites de autêntico verão. E também parece certo que a chuva está aí, a escassas semanas de entrarmos oficialmente no verão.

Um exemplo disso foi a forte chuvada que caiu em Lisboa, na terça-feira, 23 de maio, e que provocou cheias, em alguns locais, e o caos no trânsito.


Agora, depois de uns dias de sol e de temperaturas quentinhas, vem aí mais chuva para o fim-de-semana e, diz o IPMA, também descida das temperaturas.

Ainda, de acordo com o IPMA, há alguns distritos com aviso amarelo de chuva que pode ser forte e, em alguns locais, pode cair mesmo granizo.

Também no Porto e em Lisboa, há previsão de chuva para o fim-de-semana e descida das temperaturas.

Podes ver aqui, como vai estar o tempo no teu distrito.


Posto isto, o tempo não vai estar nada bom para atividades ao ar livre, segundo as previsões. Replaneia o teu fim-de-semana para descansares, pôres a leitura em dia ou mesmo um filme ou uma série.