Tudo começou num espetáculo no Porto, no dia 28 de abril. Neste show, que aconteceu num bar desta cidade, Hugo Soares fez uma piada com a nova boneca Barbie com trissomia 21.

Alguns dias a seguir, o humorista publicou, nas redes sociais, um vídeo com um excerto desse espetáculo que continha também a parte da piada a esta nova Barbie em que dizia “não se trata de uma ideia original, porque os chineses já vendem bonecas com defeito”.

E foi a publicação deste vídeo, com parte do show, que começou a receber muitos comentários críticos de associações de Trissomia 21 e de familiares e amigos de pessoas com Trissomia 21. Nesta sequência mais de uma dezena de famílias do Paraná, Brasil, denunciaram esta questão à Defensoria Pública do Paraná.

Pouco tempo depois, a Meta, dona de várias redes sociais, onde se inclui o Instagram, encerrou a conta de Hugo Soares, ao “abrigo do alegado incentivo ao ódio discriminatório”, como avança a Lusa.




Hugo Soares queixa-se de ter perdido milhares de seguidores, com o encerramento da sua conta de Instagram, e acrescentou à mesma agência: "Fiz uma piada, mas as pessoas entenderam que era um comentário" e lamenta que “assumam um lado de que a piada em si é um comentário de incentivo ao ódio", adianta à agência.

Diz ainda estar “a ser censurado e a ser prejudicado ao perder os 18.000 seguidores nesta rede social, que era a sua principal ferramenta de contacto com o público".

Hugo Soares afirma que "Tudo o que faço em comédia, tudo o que faço em palco e nas redes sociais são piadas, faço para fazer rir, porque é o meu trabalho. Não pode ser entendido como ofensivo ou discriminatório, porque não é esse o meu objetivo", "Em palco sou uma persona e as pessoas riem-se dessa persona. Querem-me censurar porque defendem uma causa e acham que o que faço é ofensivo".

O vídeo manteve-se em outras redes sociais, como o TikTok, mas foi retirado do Youtube.

A Associação Pais21-Down Portugal também disse que vai acionar "os mecanismos legais para responder condignamente" ao vídeo de Hugo Soares que, afirma, "atenta contra as pessoas com trissomia 21, causando um mal estar e mágoa na nossa comunidade, pessoas com trissomia 21, seus amigos e familiares".