É bastante comum gastar-se milhares de euros num casamento. Aliás, o próprio anel de noivado muitas vezes consegue ultrapassar as três casas decimais.

Ainda assim, de que forma é que o dinheiro investido no casamento está associado com a quantidade de divórcios?

Este estudo feito em 2014 mostrou a relação entre o aumento dos preços dos casamentos e o consequente aumento dos divórcios. Deste modo, a conclusão a que chegou foi:

“Os casais que gastaram 1.000 dólares ou menos no seu casamento tinham menos 53% de probabilidades de se divorciarem, enquanto os que gastaram entre 1.000 e 5.000 dólares tinham menos 18% de probabilidades de se separarem.

No outro extremo do espetro, se um casal gastasse entre 10.000 e 20.000 dólares no seu grande dia, o casamento tinha 29% mais probabilidades de acabar em divórcio. E gastar mais de 20.000 dólares num casamento tornava os casais 46% mais propensos a separarem-se”, analisa o BestLife.

De acordo com a especialista em relacionamentos, Lauren Peacock, o facto de um casal se concentrar no valor monetário das coisas, isso coloca em questão os valores que os parceiros têm um pelo outro.

Peacock diz que “usar uma festa extravagante para mostrar como a relação é ótima reflete, muitas vezes, que pode haver mais falhas do que estão dispostos a admitir”.

Ainda assim, quando as festas de casamento são “extravagantes”, na quantidade de pessoas que recebem, o estudo mostrou que há uma relação direta com a quantidade de casamentos que se mantiveram intactos.

Segundo o estudo, casamentos com convidados entre 1 a 10 pessoas têm 35% de mais probabilidades de ter sucesso do que um casamento sem convidados, e que aqueles que têm mais de 200 convidados têm uma taxa de divórcio de apenas 8%.

Agora já sabes, de acordo com as conclusões deste estudo, os casamentos mais baratos e com mais convidados são os que têm maiores possibilidades de não acabarem em divórcio.