Vais viajar e, entre as mil situações pendentes, tens de tirar algum tempo para fazer as malas. Se esta for para o porão, podes não ter de pensar muito, mas se for uma mala de cabine, que tem de obedecer às medidas das companhias aéreas, já é mais difícil escolher o que vai e o que fica.


Para muitos, o momento do embarque no avião pode ser tenso, uma vez que a bagagem pode ter de ser revista, seja porque tem peso a mais ou porque não encaixa nas medidas.


Só que muitos já estão habituados... Aquilo que não é comum ou até mesmo raro é ver uma companhia aérea pedir a uma mulher para se pesar numa balança para malas, antes de entrar no avião.


O episódio insólito foi tornado público por uma mulher, Lillian Wessel, no TikTok, que escreveu que "foi pedido a uma mulher para subir para cima de uma balança porque (...) pesava 130 lbs".


A mesma mulher contou ainda que este pedido prendeu-se com o facto de a companhia aérea precisar do "peso [dos tripulantes] para descolar por razões de segurança", uma vez que o avião "era minúsculo".


Com a partilha desta situação, as redes sociais agitaram-se, rapidamente. Houve uma enorme avalanche de críticas à companhia aérea, entre as quais, afirmam que "desde quando, temos de declarar o nosso peso quando voamos" e "voltei das Filipinas para casa e pediram para me pesar, nunca fiquei tão envergonhado na minha vida".


Por outro lado, houve também quem defendesse a companhia aérea, tendo dito que "eles se preocupam com os limites de peso em aviões pequenos porque precisam de ter o peso central numa determinada parte do avião", tal como deu conta o New York Post.


Apesar de ter conquistado mais de 1,6 milhões de visualizações, o vídeo do momento já não está disponível, no TikTok. No entanto, o New York Post partilhou imagens do momento em que a mulher foi pesada.



Escreveu também o New York Post que, em 2021, a "Federal Aviation Administration anunciou que as companhias aéreas poderiam exigir aos passageiros que subissem à balança ou que indicassem o seu peso, antes de embarcar".


O objetivo seria ter "dados sobre o peso médio dos passageiros, já que os números atuais não refletem as altas taxas de obesidade nos EUA" e ainda garantir que os aviões "especialmente, os mais pequenos, não excedem o limite de peso permitido".


A fim de proteger a privacidade dos passageiros, "estipularam que a leitura de balança devia permanecer oculta do público".


No entanto, a agência reguladora afirmou, passado algum tempo, que a maioria das companhias aéreas iria recorrer a outras formas para calcular o peso dos passageiros, que não fosse a pesagem.


(Imagens: Reprodução de vídeo)