Se sempre que vais ao supermercado para comprar frutas e legumes, usas aqueles sacos de plásticos expostos em rolo para todos os clientes então essa realidade está prestes a mudar. Ou então não, a menos que não seja um problema para ti pagar um valor extra.


Sabe-se, desde o ano passado, que os sacos de plástico utilizados para a fruta e legumes vão passar a ser pagos.


Inicialmente, a medida do Governo era proibir a venda desses mesmos sacos ultraleves disponíveis no supermercado, mas houve um recuo na decisão e o que foi aprovado foi a cobrança por cada um. Quer isto dizer que os sacos vão continuar expostos, na zona dos frescos, frutas e legumes, mas vão ter um preço a pagar na caixa.


Virado o ano e já em 2024, a medida vai entrar em vigor já este ano e, prepara-te, cada saco terá o custo de 4 cêntimos.


Se não queres mais uns cêntimos adicionados à tua conta de supermercado, o ideal será levares, tal como fazes com os sacos das compras, mais alguns para colocares as frutas e os legumes que comprares.


Quem o recomenda é a coordenadora do Gabinete de Proteção Financeira da Deco, Natália Nunes, que disse à Executive Digest: "Os consumidores estão cada vez mais cautelosos e responsáveis com a gestão do seu orçamento familiar, tentando manter as suas finanças pessoais o mais equilibradas possível, o que contribuirá para que encontrem alternativas ao pagamento do saco".


No entanto, a mesma responsável pede que os supermercados criem também alterantivas: "Este será mais um custo para os consumidores, sendo essencial que se disponibilizem alternativas reutilizáveis ou embalagens de outro material, que não plástico, o que lhes permita trazer estes alimentos sem mais custos".


Da mesma forma que já pagas os sacos de compras, o mesmo vai acontecer com estes sacos leves para a fruta e legumes. Tudo pela sustentabilidade.