Muito se tem falado de inclusão, o que até tem aberto portas para outros caminhos considerados por muitos mais controversos, como as alterações de clássicos da leitura para tornar a linguagem mais inclusiva e melhorar a diversidade na indústria editorial. Só que, como em todas as lutas, há sempre uma força mais crítica e que se faz ouvir, como neste caso.


Um vídeo publicado no TikTok, que entretanto se tornou viral, mostra um funcionário na loja Bibbidi Bobbidi Boutique, do Disneyland Resort, em Anaheim, na Califórnia, vestido e maquilhado e gerou muita controvérsia. Apesar de a autora do vídeo o ter gravado como forma de agradecimento e elogio aos funcionários, que proporcionaram uma experiência inesquecível à sua filha, o vídeo acabou por gerar outros temas de discussão.


@kourtnifaber A dream is a wish your heart makes, when you’re fast asleep 👑 ✨ #disneyland #bibbidibobbidiboutique #corememory ♬ original sound - Kourtni


Conservadores norte-americanos criticaram a Disney por permitir que um homem trabalhasse com um vestido e também maquilhado. "O que é particularmente interessante sobre isto é o quão intencional é. Um homem com bigode num vestido. Não uma pessoa ‘trans’", disse o político conservador Dave Rubin, citado pelo site Radar Online. "Pensa em quantas mulheres queriam aquele emprego na Disney..."


"Isto é errado. Lembro-me de quando o 'Disney Look' nem permitia que as mulheres usassem certas cores de verniz nas unhas. Agora isto?!", disse Jenna Ellis, uma advogada que trabalhou anteriormente para o ex-presidente Donald Trump, no Twitter.



"Um homem vestido de drag não só é bizarro e inapropriado, como compromete a experiência dos clientes – a ilusão é quebrada. Nada mais interessa a não ser os objetivos [da agenda ‘woke’] e a tua criança de quatro anos é um peão que eles fiquem felizes em enganar", criticou a escritora Peachy Keenan, através do Twitter.



(Imagens: TikTok)