Se há coisa que os multimilionários têm, para além de dinheiro, é experiência nas suas áreas de trabalho.

Matt Higgins, um empresário e investidor norte americano, explicou 5 conselhos que considera terríveis e que os pais costumam dar às crianças no seu último artigo de opinião para o site do canal televisivo da CNBC.

Posto isto, estes são os 5 “conselhos terríveis” que os pais dão aos filhos e devem deixar de dar:


1. Tem sempre um plano B

O multimilionário explica que “muitas pessoas recuam reflexivamente perante a ideia, confundindo o compromisso total com a mitigação de riscos”. Higgins escreve ainda que “a única forma de ter uma hipótese de ser a próxima Taylor Swift é acreditar que o será e não se preocupar com o que acontece se não conseguir. Confia na tua capacidade de resolver as coisas se o plano A não funcionar”. Este estudo mostra que ter um plano B vai reduzir significativamente a probabilidade do plano A se realizar.



2. Não te exponhas tanto a ecrãs

“Jogar videojogos durante 10 horas pode não ajudar, mas podes aprender todo o tipo de novas competências lucrativas online. Este tempo pode ser usado para começar “negócios, lançar um site, comerciar um produto ou serviço”, entre outras coisas.



3. Não te preocupes com coisas pequenas

Embora seja preciso prestar atenção à ansiedade, Higgins defende que “nem toda a ansiedade é má”, sendo que há estudos que dizem que a maioria dos empresários de sucesso usam a ansiedade a seu favor.



4. Vai para uma empresa grande e estável

O empresário defende que em vez de “ires para uma empresa com um grande nome, vai para a função certa”. No fundo, ele defende que certifiques que “os teus interesses e competências estão de acordo com o cargo que pretendes, mesmo que seja numa pequena empresa em fase de arranque ou numa empresa de média dimensão.



5. Compra uma casa e abranda

Chegado ao último conselho, e o mais importante de todos de acordo com o multimilionário, “poupar dinheiro e preservar o máximo de liquidez possível” é o que deves fazer. “Se isso significar alugar ou viver em casa, tudo bem. O mercado imobiliário vai sofrer uma grande correção que pode levar anos a desaparecer”.




Além deste ponto, o empresário explica que “a dívida do cartão de crédito entre as pessoas com idades entre os 18 e os 25 é também a mais elevada em comparação com qualquer outra faixa etária, pelo que deves ser mais cauteloso com os gastos excessivos.”

Higgins remata o artigo com “a única chave para prosperar” é “não jogar pelo seguro”.