Começou por ser um mistério.

Santarém acordou com dois ovos gigantes estrelados, uma obra grande, majestosa que deixou alguns habitantes confusos.

O "suspeito" é o artista holandês Henk Hofstrad que aceitou o pedido da organização da FNA23 - Feira Nacional de Agricultura, que decorre de 3 a 11 de junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém.

O objetivo era acrescentar valor artístico a este evento nacional e também uma mensagem impactante, que convida à reflexão.


Estes dois ovos estrelados gigantes, com o nome "Eggcident", alertam para a problemática das alterações climáticas, tão relacionada com a atividade agrícola. E porquê dois ovos estrelados? Henk Hofstrad lança o desafio de imaginarmos que o solo que pisamos pode ficar tão quente que pode fritar um ovo.


Desvendado o mistério, para o artista, esta obra é simultaneamente um aviso e um sinal de esperança, segundo explica o site Antena Livre. Para além de alertar para a destruição do planeta, os ovos têm também o formato de dois rostos humanos a beijarem-se, o que representa a esperança numa nova vida e num novo futuro.



"Eggcident" já esteve em várias cidades do mundo, como Roterdão, São Petersburgo, Nova Iorque, Santiago do Chile e Wuhan. Esta é a primeira vez em Portugal, mais propriamente em Santarém, onde vai ficar alguns dias para que possamos refletir juntos.



(Imagens: Reprodução CNN Portugal)