Pedro Mafama é um dos artistas do momento! O músico lançou, há uma semana, o tema "Marcha Bonita", onde o animador da RFM José Coimbra participou, e também "Preço Certo", que já conta com mais de 334 mil visualizações, no YouTube.


As duas músicas, que já conquistaram muitos portugueses, fazem parte do novo disco de Pedro Mafama, intitulado "Estava no Abismo Mas Dei um Passo em Frente". Segundo o músico, este é "composto por canções de baile, rumbas portuguesas e marchas e é o projeto mais alegre e celebratório que já fiz até agora", tal como disse, em entrevista, à NiT.


E foi a propósito do lançamento deste novo álbum, que já está disponível, que Pedro Mafama esteve no "Posto Emissor", podcast da Blitz.


Nesta conversa, o músico defendeu o "esticar dos limites" da música popular portuguesa. Acredita que este género musical já não se prende ao modelo norte-americano, "em que ou és americano ou és provinciano, onde estivemos muito tempo", referindo-se aos tempos em que "tudo o que vinha da América é que era bom".


E, como tal, Pedro Mafama afirma que "temos de continuar a abrir a cultura popular portuguesa a coisas que ainda não são aceites pela maioria, como a rumba portuguesa", uma das suas influências para o novo álbum.


Nas palavras do músico, o facto de não se aceitar a rumba portuguesa vem, "claro, do problema de Portugal com a comunidade cigana, que está no país há 500 anos e não pode ser vista como outra coisa que não como parte integrante do nosso país e da nossa cultura”.



As afirmações de Pedro Mafama sobre a comunidade cigana foram partilhadas pelo Jornal Expresso, no Instagram, e, rapidamente, causaram alguma controvérsia e muitas críticas.


Nos comentários, são vários aqueles que escreveram que "a comunidade cigana é só uma comunidade, organizem-se, há 500 anos que não se integram em lado algum", "a comunidade cigana é que tem um problema com as regras e leis de Portugal", "não concordo, muitos ocupam ilegalmente prédios, assaltam portugueses, vendem contrabando em feiras, recusam seguir o sistema de educação e trabalho e vivem de subsídios por serem minoria e nao contribuem em nada para a nossa sociedade", "Portugal não tem problemas com os ciganos, eles é que têm problemas com Portugal", entre outros comentários.



(Imagens: Instagram)