Uma conta que ronda os cinco euros pode ser, a partir desta quinta-feira, paga com uma única moeda. Sim, se fores a um café tomar o pequeno-almoço ou comprar um gelado podes passar a pagar com esta nova moeda.


Isto, claro, se a conseguires ter, uma vez que só vão ser distribuídas 30 mil moedas.


Trata-se de uma coleção limitada, intitulada Miragaia Longicollum, que integra a série "Dinossauros de Portugal".


Escreveu o Diário de Notícias que o "Miragaia é uma espécie de estegossauro identificado na região da Lourinhã por paleontólogos do Museu da Lourinhã, da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade de Cambridge", sendo que "é a única espécie de dinossauro descoberta em Portugal".


A série "Dinossauros de Portugal" é composta por outras duas moedas: Dinheirosaurus Lourinhanensis, que entrou em circulação em setembro de 2021, e Lourinhanosaurus Antunesi, que começou a circular em junho de 2022 e todas foram da autoria de Joana Bruno.


Na face principal desta nova moeda, existe uma imagem de um fóssil do dinossauro em espiral, sendo que, no centro, está o escudo nacional e, de lado, as palavras "Portugal" e "2023". No reverso da moeda, surge o dinossauro em posição frontal e as palavras "Casa da Moeda" e o nome da espécie "Miragaia Longicollum".



Perante este feito inédito, o Banco de Portugal produziu esta nova moeda, que foi posta em circulação, esta quinta-feira, dia 1 de junho. A moeda tem "poder liberatório", ou seja, pode ser utilizada em pagamentos, mas apenas em Portugal.


A distribuição ao público da nova moeda é feita por intermédio das instituições de crédito, das tesourarias do Banco de Portugal e das lojas da Imprensa Nacional - Casa da Moeda.


Se fores um colecionador de moedas, podes sempre ir buscar a tua ou esperar que ela te chegue às mãos e, sim, fazer pagamentos com ela!