Se aproveitaste o feriado - ou feriados, se fores de Lisboa - para fazer ponte e aproveitar uns belos dias na praia, os teus planos podem ter de sofrer umas ligeiras alterações. Está a aproximar-se a Óscar, uma depressão rara que vai afetar Portugal, nos próximos dias.

A partir desta quarta-feira, a chuva vai aparecer de forma generalizada por todo o país, já as temperaturas vão subir e podem passar dos 30 graus em algumas zonas.

Por exemplo, segundo o IPMA, em Lisboa, está prevista chuva a partir de quarta-feira até segunda-feira, da próxima semana. Já as temperaturas vão rondar os 23 graus. No Porto, as temperaturas vão estar também nos 23 ou 24 graus - já a chuva vai estar presenta durante toda a semana.

No Alentejo, as temperaturas vão estar, como seria de esperar, mais altas, entre os 26 e 30 graus. Chuva só deverá aparecer terça-feira e ficará até sexta-feira. Se deres um saltinho até ao Algarve, vai chover terça-feira até sexta-feira e as temperaturas vão estar nos 23 graus. No fim de semana, o sol vai dar um pouco o ar de sua graça, mas de forma tímida.



A depressão Óscar será mais intensa no arquipélago da Madeira, que começou a semana sob aviso vermelho. Está prevista chuva forte e também se esperam rajadas de vento que podem chegar aos 95 km/h nas terras altas, segundo o IPMA.