Zulema Romero é espanhola e está a fazer Erasmus em Portugal.

Por ser o país ao lado do seu, Espanha, a estudante não estava à espera de encontrar tantas diferenças culturais. Só que, para seu espanto, deparou-se com muitas, que decidiu compilar num vídeo no TikTok, que já é viral.

Uma das coisas que a chocou foi o nosso calendário: o facto de começarmos a contar a semana pelo domingo, ao contrário de Espanha, onde começam pela segunda-feira.

Depois, Zulema Romero considera que os portugueses são "lentos" e pouco pontuais. "Os portugueses são muito lentos a trabalhar. Em qualquer bar, café, é como se eles levassem tudo no seu tempo. Além disso, chegam sempre tarde aos sítios. Isto é algo que me deixa feliz. Essa fama que nós os espanhóis temos de que chegamos sempre tarde? Pois, não. Um português vai superar-te sempre em chegar tarde."


Os horários das refeições também é algo que é muito diferente entre Portugal e Espanha: "Vais a qualquer sítio às 14h00, que é a hora de comer em Espanha, e tens todas as cozinhas fechadas". No que toca a doces, também ganhamos. Zulema Romero considera que os portugueses comem um elevado "nível de açúcar". "Uma loucura, estão sempre a comer doce. Produzem muitos doces e comem muitos doces."

Estes foram alguns dos muitos pontos que esta estudante espanhola destacou de Portugal e que deram que falar.


@zulemaromeero Aún así, me encanta este país ♥️ SOLO ES MI OPINIÓN y no es ninguna crítica. Culturas diferentes! #choquesculturales #culturasdiferentes ♬ sonido original - Zulema Romero