RFM - Só Grandes Músicas

Criança é ignorada em competição por causa da cor da pele e só agora, 18 meses depois, a organização pediu desculpa

O momento aconteceu e março de 2022, mas só agora é que se tornou viral e a organização pediu desculpa

Jéssica Santos


Esta história aconteceu em março de 2022 e mostra como ainda temos um longo caminho a percorrer na luta contra o racismo.

Durante uma prova de ginástica, na Irlanda, uma das atletas foi ignorada, durante a distribuição de medalhas de participação, alegadamente por causa da sua cor de pele. A jovem, que é negra, viu as outras meninas a receberem a medalha e ela não, num momento que só agora se tornou viral.

Na altura, a família da atleta fez queixa da organização e disse, em declarações ao Irish Independent, que são "frequentemente a única família negra nos eventos de ginástica". "Isto foi muito doloroso para nós. Agora oito milhões de pessoas viram o vídeo. Do Paquistão à Etiópia, eles podem ver o que está errado, mas a Gymnastics Ireland continua a não aceitar e pedir desculpa."



Só agora, 18 meses depois, é que a Gymnastics Ireland reagiu publicamente. Num comunicado, citado pela BBC, a Gymnastics Ireland garantiu que a juíza de prova "aceitou totalmente que o que tinha acontecido não era aceitável, mas salientou que não tinha sido intencional". "Após se ter apercebido do erro, este foi imediatamente retificado e garantido que a atleta em causa recebia a sua medalha antes de deixar o campo. A juíza de prova também expressou profundo arrependimento pelo que foi descrito como um simples erro e pediu a oportunidade de pedir desculpa pessoalmente à atleta e à sua família."

A organização achava até então que a família da criança tinha recusado o pedido de desculpas, mas durante o processo de mediação ficou esclarecido que a carta que a juíza da prova escreveu e entregou à organização não chegou ao destino. Daí a organização ter demorado tanto tempo a pedir desculpas. Afinal, a carta não chegou ao sítio certo.


Entretanto, com a polémica que o caso tomou, Simone Biles foi uma das muitas pessoas que não ficou indiferente ao vídeo e enviou uma mensagem privada de apoio à criança.

"Quando este vídeo estava a circular, os pais delas falaram comigo. Parte-me o coração ver isto, por isso enviei-lhe um pequeno vídeo. Não há espaço para o racismo em nenhum tipo de desporto!!!", partilhou no Twitter.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Ministro do Ambiente atacado c...Ministro do Ambiente atacado com tinta verde por jovens, em diretoO ministro do ambiente foi convidado para uma conferência da CNN Portugal Summit, onde foi atacado por um grupo de ativistasmaisCasal pede reembolso após viaj...Casal pede reembolso após viajar ao lado de cão que roncava (e não só!)A viagem com destino a Singapura acabou por ser marcada pelo comportamento de um cão, que deixou um casal com os "cabelos em pé"maisLobos com resultado histórico ...Lobos com resultado histórico no Campeonato Mundial de RugbyA seleção portuguesa de rugby deixa o país orgulhoso neste Campeonato Mundial de Rugby 2023maisEste truque secreto ajuda-te a...Este truque secreto ajuda-te a saber quem é que te bloqueou no WhatsAppQueres saber quem é que te bloqueou recentemente no WhatsApp? Prepara-te para descobrires com este truque secretomaisAutarca brasileiro defende cas...Autarca brasileiro defende castração de mulheres para evitar gastar dinheiro a construir crechesAs afirmações do autarca brasileiro estão a gerar uma onda de críticasmaisNo "The Voice Portugal", espet...No "The Voice Portugal", espetadora salta do público para cantar com Sara CorreiaA segunda ronda das "Provas Cegas" contou com um momento inesperado protagonizado por uma senhora que quis cantar com Sara CorreiamaisRestaurante de sushi cria um d...Restaurante de sushi cria um de francesinha e os portugueses não se ficam: "Isto é crime"Muitos portugueses não esperavam ver um prato típico como a francesinha ser transformado em sushimaisVais andar de caiaque ou de pr...Vais andar de caiaque ou de prancha para o Algarve? Há praias onde é proibidoO verão já acabou, mas como o bom tempo ainda convida a uma ida à praia, eis a nova medida que saiu agora em setembro: há praias no Algarve onde os caiaques, pranchas e canoas são proibidosmaisQuem é o candidato ideal para ...Quem é o candidato ideal para a construção civil? João Paulo Rodrigues ou Pedro Alves?Na RFM, o 6PM estreou uma nova rubrica intitulada "Entrevista de Emprego" e João Paulo Rodrigues e Pedro Alves foram os primeiros alvosmais
Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top