RFM - Só Grandes Músicas

Astrónoma norte-americana quer apagar o nome de Fernão de Magalhães dos céus

Uma astrónoma norte-americana considera que as duas galáxias satélites mais brilhantes da Via Láctea estão a ser obscurecidas pelo nome que receberam, que "homenageia um violento colonizador".

Jéssica Santos


Numa reviravolta cósmica, uma astrónoma norte-americana está agora empenhada em retirar o nome do navegador português Fernão de Magalhães dos céus, alegando que é um "colonizador, traficante de escravos e assassino" que não merece ser celebrado nas estrelas.

As galáxias satélites mais brilhantes da Via Láctea, a Pequena e Grande Nuvem (de Magalhães), foram rebatizadas em homenagem a Magalhães, que as usou como ponto de orientação durante a primeira viagem de circum-navegação do planeta. No entanto, a docente da Universidade Amherst, Massachusetts, Mia de los Reyes, acredita que a beleza destes objetos estelares está a ser "obscurecida" pelo nome do explorador português.

E, por isso, Reyes está a planear apresentar um pedido à União Astronómica Internacional para renomear estas galáxias e outros objetos celestes, instituições e instalações associadas a Fernão Magalhães. Segundo o site Space, à astrónoma juntam-se outras centenas de pessoas que têm vindo a discutir este tema nas últimas semanas.



A professora argumenta, citada pelo The Guardian, que o explorador português não merece a "distinção celestial" pelo seu papel como "violento colonizador". A opinião de Reyes tem ecoado em inúmeros meios de comunicação. A astrónoma escreveu um artigo de opinião publicado na revista APS Physics, onde diz que Fernão de Magalhães cometeu "atos horríveis" nos territórios que hoje são Guam e as Filipinas, queimando aldeias e matando habitantes.

Reyes não deixa as estrelas sem escrutínio, mencionando que Magalhães não era astrónomo e não foi o primeiro a documentar as galáxias. Ela aponta para exploradores árabes e italianos que descreveram essas galáxias antes de Magalhães.

Apesar das críticas, o nome de Magalhães está em mais de 17 mil artigos académicos e associado a uma variedade de objetos astronómicos, desde crateras lunares até telescópios no Chile.

Agora, resta uma tomada de decisão por parte da União Astronómica Internacional. Até lá, continuará a dança cósmica dos argumentos e contra-argumentos quanto à presença do nome de Fernão de Magalhães nos céus.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Miss Portugal Marina Machete i...Miss Portugal Marina Machete impressiona com vestido inspirado na República PortuguesaO vestido, inspirado na República Portuguesa, foi criado por uma drag queenmaisTeresa Guilherme critica forte...Teresa Guilherme critica fortemente Cristina Ferreira: “Não tem feito outra coisa que é safar-se"O processo que opõe a SIC e Cristina Ferreira, em tribunal, já arrancou e foi alvo de comentários de Teresa GuilhermemaisVê aqui os palpites errados pa...Vê aqui os palpites errados para o "Que barulho é este, na RFM?"Depois de uma mão cheia de temporadas, está aí a 6ª temporada com milhares de euros em prémios. Fica colado à `RFM para descobrires "Que barulho é este, na RFM?" e ganhares!maisMilionário cria 99 casas para ...Milionário cria 99 casas para ajudar os sem-abrigoDepois de fazer fortuna com a venda da sua empresa, este milionário decidiu investir o dinheiro de uma forma muito generosamaisDesigner causa polémica depois...Designer causa polémica depois de usar borboletas vivas em vestidoDepois da controvérsia toda, com as borboletas, o designer e a PETA tiveram uma discussão construtivamaisPaulo Fragoso é surpreendido e...Paulo Fragoso é surpreendido e distinguido com medalha de mérito culturalO animador da RFM recebeu uma medalha de mérito cultural, a propósito dos 187 anos do concelho do SeixalmaisMulher achava que TAP tinha pe...Mulher achava que TAP tinha perdido os seus gatos, mas afinal foi o filho que os abandonouEsta história levou uma grande reviravolta. Mulher achava que a TAP tinha perdido os seus três gatos e afinal foi o filho que os abandonoumaisDiscussão entre comentadores d...Discussão entre comentadores da CNN Portugal termina com atirar de copo de águaO momento aconteceu nos bastidores da CNN Portugal. A comentadora, Helena Ferro Gouveia, discutiu com Agostinho Costa e acabou por lhe atirar um copo de águamaisNo "HellNo "Hell's Kitchen", Ljubomir Stanisic confronta e dispensa Pedro Fernandes da liderançaO animador da RFM liderou, pela primeira vez, a equipa azul e nem tudo correu como previstomais
Subscreve a newsletter RFM
Ao inserires o teu email concordas com os nossos Termos de Utilização e Política de Privacidade.
Top