Diz a BBC e quem somos nós para desdizer, que a cozinha portuguesa é a mais influente do planeta. Tudo tem a ver com os Descobrimentos que espalharam os encantos dos sabores lusitanos pelo mundo fora.

Sabias que em 1543, 3 portugueses deram origem à tempura, um prato famoso no japão? Provavelmente, levaram os peixinhos da horta e os japoneses, deliciados e a chorar por mais, transformaram-nas em tempura.



No entanto, os peixinhos da horta não foi o único prato português a inspirar o mundo. A culinária portuguesa, ainda ofuscada pelas cozinhas da Itália, Espanha e França, diz a BBC, pode ser a culinária mais influente do planeta. Exemplo disso é a carne vilha d’alhos deu origem ao vindaloo na Índia.

A vinha d'alhos era um método de conservação da carne porque na altura não havia frigorificos. O pessoal percebeu que a carne ficava com um sabor espectaclar. Rapidamente se transformou num tempero.



A famosa e deliciosa feijoada à brasileira tem origem na não menos saborosa feijoada portuguesa. Chegados ao Brasil, os portugueses recriaram os pratos da sua terra natal com os ingredientes que havia em terras de Vera Cruz.

De resto, existem variantes da nossa feijoada em Goa, Moçambique, Angola, Macau e Cabo Verde. Não é surpresa nenhuma termos deixado outras coisas para além da língua nestes países irmãos.



No sul da China é possível comer uma pequenas tartes de ovo que, sem muita imaginação, fazem lembrar os famosos pasteis de nata. É verdade que os pasteis de nata estão a ficar mundialmente conhecidos e é possível comê-los no mundo inteiro - sim, a maior parte deixa muito a desejar.

Mas estas tartes chinesas têm origem na influência portuguesa de há séculos.



Conheces outras iguarias influenciadas pelos portugueses? Envia a tua história para cenasparvas@rfm.pt