Continuam a ajudar sem serem pagos e com equipamentos comprados com as doações públicas! É o que têm em comum os milhares de bombeiros portugueses que estiveram no terreno a apagar fogos por estes dias.


As contas foram feitas pela agência Associated Press que concluiu ainda que mais de 90% dos cerca de 30 mil bombeiros de Portugal são voluntários. As corporações dependem de doações que ajudam a pagar os próprios equipamentos e quando são enviados para um incêndio fora de sua área de residência, o governo paga-lhes 1,87 euros por hora.

Hugo Simões, um bombeiro de Lisboa (bombeiro) de 33 anos, que foi convocado para o incêndio mais mortal do país, diz que o sentimento de dever os impulsiona… "Nós fazemos isso fora do espírito comunitário", diz ele.

O bombeiro Simões trabalha para o departamento de bombeiros mais antigo de Portugal, os Bombeiros Voluntários de Lisboa, criado em 1868, e ganha cerca de 600€/mês. Quando, em junho, os alarmes tocaram para ir combater nos fogos de Pedrógão Grande, a cerca de 150km de Lisboa, Simões partiu com quatro veículos cheios de bombeiros e recursos… "Alguns saíram do trabalho para ajudar, e arriscaram os próprios empregos".

Os bombeiros voluntários são vistos como heróis em Portugal. Uma recente campanha de angariação de fundos descreveu-os como "heróis sem capa". Estes bombeiros, voluntários e heróis recebem mais de 300 horas de treino e formação, fora do horário de trabalho, pela segurança de todos.

Heróis com H grande!