Há muito que não assistíamos a uma coisa assim. A tensão entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos, com outros países à mistura, despertam memórias de uma Guerra Fria que acabou no final da década de 80 do século passado. A tensão sente-se no ar.

Aqui na RFM somos pela Paz e pela música. E a música tem sempre um papel fundamental em espalhar mensagens de Paz. Por isso, fomos procurar as melhores músicas pela Paz. Deixamos-te aqui apenas 10.


1. Miss Sarajevo - Luciano Pavarotti e U2

Música composta a propósito do conflito na Bósnia nos anos 90.

2. John Lennon e Yoko Ono - Give Peace a Chance

Esta foi uma música escrita na campanha contra a guerra no Vietnam em 1969. Lennon ainda estava nos Beatles. Continua a ser um dos grandes hinos pela Paz.


3. Israel "IZ" Kamakawiwoʻole - Somewhere over the Rainbow

O original desta música é do filme "O Feiticeiro de Oz", com Julie Garland, no final dos anos 1930. Mas foi a versão de Israel Kamakawiwo'ole que ficou ligada à Paz. É uma canção de esperança, cantada num tom suave e inspirador.


4. Coldplay Feat. Beyoncé - Up & Up

Para além de Beyoncé, esta música dos Coldplay tem a participação especial, nos coros, de Brian Eno e dos filhos dos quatro músicos da banda. Está associada à Paz pela mensagem positiva transmitida pela letra.


5. Oasis - Don't Look Back in Anger

Esta música foi cantada por Chris Martin/Coldplay, em Manchester, no espectáculo de beneficiência organizado por Ariana Grande a favor das vítimas do atentado terrorista, ocorrido no final do seu concerto naquela cidade.


6. Michael Jackson - Heal The World

Esta é uma canção de Michael Jackson, de 1991, em que faz um apelo por um mundo melhor, a pensar nas futuras gerações. "Heal the World/ Make It a Better Place/ For You and For Me and the Entire Human Race" são versos que estão nas nossas memórias.

Michael disse, em 2001, que esta era uma das músicas que mas orgulho lhe deu ter composto. Deu origem à Heal The World Foundation e foi cantada no funeral de Michael Jackson.


7. The Beatles - All You Need Is Love

Esta música tem 50 anos e foi composta para a primeira transmissão global de televisão, interpretada em directo para 350 milhões de pessoas em 26 países. Os Beatles tocaram-na em directo dos estúdios de Abbey Road, juntamente com alguns dos seus amigos famosos, entre os quais Mick Jagger, Eric Clapton e Kieth Moon. A sua mensagem de Amor e Paz dispensa justificações.


8. Bob Markey - One Love

Para além de figura mítica do reggae, Marley era um grande defensor da Paz. Esta música, gravada em 1977, transporta em si uma mensagem de Paz intemporal.


9. U2 - Pride (In The Name of Love)

Esta música é uma homenagem a Martin Luther King, defensor dos Direitos Humanos. O Rock and Roll Hall of Fame escolheu-a como uma das canções mais marcantes da História do Rock.


10 Cat Stevens - Peace Train

Ao lado de Give Peace a Chance, esta canção de Cat Stevens é uma das mais famosas músicas contra a Guerra.

Estas são apenas 10 das músicas que foram escritas pela Paz. Nunca as esqueças.