Agora que as aulas estão a começar, talvez já tenhas comprado tudo o que eles precisas e estejas a pensar "para que é que estou a ler isto?". Não desanimes. No final do dia, é sempre bom saber como poupar nestas alturas. Por isso. aqui vai.


1. Planeia as compras com antecedência, o mundo não acaba amanhã!

Deixar as compras para a véspera do começo das aulas é talvez a pior coisa que podes fazer. Nâo só porque vais andar numa correria, como também porque noutros momentos do ano podes encontrar preços mais baixos. Sim, podes não encontrar aquele dossier com a última foto do Bieber ou lá o que é que eles andam a gostar, mas em compensação podes encontrar pechinchas.

Depois, pensa que o ano escolar vai até Junho. Até lá ainda há muito material para usar. Por isso, considera a possibilidade de reabastecimento em meses como Janeiro ou mesmo Junho. De certeza que vais encontrar coisas mais baratas.


2. Faz uma lista!

Esta já sabes, mas nunca é demais recordar. Ir às compras sem lista nas vésperas do começo das aulas é como ir ao supermercado antes de jantar. Dá asneira.


3. Vê o que tens em casa

No começo das aulas não há como levar tudo novo! (ainda te lembras da sensação?). Mas, como sabes bem, nos quartos dos miúdos há sempre coisas que vão ficando. Depois, quando voltas das compras, e se dás aquela arrumação aos quartos deles, chegas à conclusão que ainda tinham 13 borrachas e dois cadernos que nunca usaram.

Por isso, depois da lista feita, é uma boa ideia dar uma volta ao quarto à procurar de material que pode muito bem ser usado. Não te esqueças de dar esta volta com eles. Se não os envolveres nesta caça aos tesouros, pode ser mais complicado.


4. Ou em casa dos amigos

Se tens amigos com idades semelhantes às dos teus, esta pode ser uma opção. Não há vergonha nisto. Aliás, é até bem actual, na medida em que estás a ser ecologicamente consciente. ;)


5. Impõe limites e estabelece um acordo com os teus filhos

Esta é como ir ao supermercado com fome. Se não estebeleceres limites, irás gastar mais do que precisas. Por isso, estabelece um tecto para os teus gastos. Não te esqueças de envolvê-los, pedindo-lhes ajuda. A melhor abordagem é a do jogo. Fazer as compras como se estivessem a jogar, dando-lhes a noção de que, há medida que vão gastando, há menos para gastar. É didactico, acredita.


6. Pesquisa online

A maior parte das lojas de material escolar dispõem de sites. Usa-os a teu favor. Procurar e comparar preços é fácil e pode ser divertido. Sobretudo quando perceberes que estás a poupar dinheiro.


7. Não te esqueças de pedir factura

...e com o teu NIF. As despesas escolares são dedutíveis até um determinado montante. Mas precisas das facturas com o teu NIF. Que depois tens que validar no e-fatura.