Porque é que os gatos têm medo de pepinos?

Que os gatos têm medo de água é uma "verdade" que se generalizou há muito tempo. Agora, graças às redes sociais, ficámos também a saber que estes felinos têm pavor de... pepinos.


São inumeros os clipes como este que circulam pela net. Os gatos parecem ter uma fobia poderosa e aterrorizadora com pepinos. Na maior parte dos vídeos, os gatos estão tranquilamente a descansar ou a comer e os seus donos, sorrateiramente, colocam pepinos junto dos gatos.

Invariavelmene, os pequenos felinos saltam, fugindo o mais rápido que conseguem. Noutros vídeos, os gatos ficam estarrecidos, imóveis, à espera que o pepino se mexa.

A questão que se coloca é porque é que os gatos têm esta reacção perante tão inofensivo vegetal?

Temos que ser justos com estes animais que têm fama de caçadores! Em primeiro lugar, em todos os vídeos que são partilhados na net (pelo menos, nos que nós vimos e foram muitos... passámos aqui a manhã toda a ver videos destes...), os gatos são surpreendidos por detrás. Normalmente, estão a descansar ou a comer e alguém coloca um pepino na sua retaguarda.



Na verdade, talvez seja apenas a visão inesperada de um objecto que os faça reagir daquela forma. Roger Mugford, um especialista em comportamento animal, disse ao Telegraph: "Eu acho que a reação é devido à inesperada visão de um objecto incomum colocado secretamente enquanto as suas cabeças estão na tigela de comida".

Pela sua natureza, "os gatos suspeitam do desconhecido. Um pepino pode representar o perigo de uma cobra ou de outro predador", diz ainda Mugford. "Eu suspeito que haveria a mesma reacção a uma aranha de borracha, a um peixe de plástico ou a uma máscara facial humana".

Seja o que for, fica o nosso conselho: não faças isto aos gatos. Submetê-los aos pepinos pode dar muitos likes num vídeo, mas estás a submeter o bicho a doses de stress desnecessárias.



  • Partilha:

Top