Sabes quais são os pratos que os portugueses adoram e a que os estrangeiros torcem o nariz?

Arroz com sangue, pele de porco com pelos, orelhas… são grandes petiscos pelos quais os portugueses se pelam e os estrangeiros acham bizarros!

Fizemos uma pequena selecção destas maravilhosas e “estranhas” iguarias.


Caracóis

Carregam a casa às costas, são cozinhados com ervas aromáticas e riquíssimos em proteínas. Os caracóis são um daqueles petiscos que reúnem muitos portugueses à volta das mesas das esplanadas, durante o verão!



Tripas

A base deste prato é literalmente o estômago do animal, ainda feijão e outros enchidos. É um petisco e tanto e há quem faça quilómetros para degustar as Tripas à moda do Porto com muito prazer.



Cabidela

Este prato é feito com frango ou galinha com arroz. Até aqui tudo normalíssimo… não fosse acrescentar-se à iguaria sangue do próprio animal misturado com vinagre. Amado por muitos, apesar do ar eventualmente menos atrativo, é o arroz de cabidela!



Morcela

É um chouriço muito escuro porque… lá está, é feito com sangue e gordura de porco. Tem algumas variações e adaptações pelo país fora. Os estrangeiros olham-na com desconfiança mas os portugueses salivam por uma boa morcela!!



Enguias

Basicamente parece uma cobra do mar ou do rio. Cozinham-se maiores ou mais pequenas, fritas ou em ensopado, e são um petisco supimpa que leva muitos portugueses a percorrem estradas e estradas para as degustarem. São as nossas enguias!



Courato

Ora... é pele de porco com pelos, nalguns casos. Bizarra, estranha, esquisita, mas os portugueses que a apreciam não lhe resistem mesmo, sobretudo na versão “sandes de courato”. Também aparecem na versão torresmos, um aperitivo do melhor!



Orelha

Podíamos falar também dos pezinhos, mas escolhemos a orelha de porco porque é um petisco tão estranho quanto adorado (como os pezinhos), sobretudo no centro e sul do país! As orelhas são temperadas com azeite, coentros e alho. Os estrangeiros têm de atrever-se a provar!! Belíssimas!