A história da foto passou-se, alegadamente, no Clé, um clube nocturno, em Houston, Texas, depois de um concerto de Purpose Tour, que trouxe Bieber a Portugal.

Na festa depois do concerto, Bieber tocou com um cigarro (nem devia fumar...) no braço de Post Malone, o rapper que actuou como opening act no seu concerto. Malone, como reflexo, virou-se e agarrou-o pelo pescoço.


Malone veio depois tranquilizar os fãs fazendo um twit onde disse que tudo não passou de uma brincadeira.




A história tinha ficado esquecida não fosse um utilizador do Imgur ter reparado que a dita faz lembrar um quadro de um dos mestres do Renascimento. A composição da foto, embora aparentemente caótica, de alguma forma tem ordem no meio do caos.

Entre cocktails e smartphones, Bieber e a sua iminente condenação são o centro do um universo aparentemente caótico.

Existe um conceito denominado proporção dourada, uma relação entre duas quantidades geométricas que é esteticamente agradável mesmo ao olho não treinado. Tem sido uma obsessão de matemáticos, desde Euclides. E o que a torna particularmente interessante é o facto de não aparecer na natureza, mas aparecer em obras de arte (intencionalmente ou não) durante séculos.

Pinturas, como a de Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, seguem esta progressão matemática.





E é aqui que a foto de uma noite de farra se torna interessante. É possível traçar a tal curva sobre a foto e encontrar ordem no meio do caos (que deve ter sido aquela noite).



A aplicação não é perfeita, mas o fundamental está lá. O suficiente para que o pessoal na internet tenha criado algumas paródias à foto.