Já conheces o melhor miradouro de Lisboa? Um miradouro que te oferece uma vista de 360º …e em que consegues identificar cada zona da cidade num painel de azulejo que acompanha toda a vista? A RFM foi até lá para te mostrar uma das melhores vistas e um dos bonitos edifícios de Lisboa.



O miradouro de que falamos é o Restaurante Panorâmico de Monsanto que, apesar de continuar abandonado, teve direito a “cara lavada” a tempo de receber dias 23 e 24 de Setembro de 2017, os visitantes da Open House Lisboa 2017 (uma iniciativa organizado pela Trienal de Arquitetura de Lisboa que abriu ao grande público 87 espaços da cidade (Teatros, igrejas, museus, casas privadas, escolas, palácios e alguns espaços habitualmente fechados ao público)



O Restaurante Panorâmico de Monsanto foi mandado contruir na década de 60 pelo presidente da Câmara de Lisboa, António Vitorino da França Borges que, depois de ter visitado no estrangeiro restaurantes panorâmicos com placas giratórias, quis trazer a ideia para Portugal. O projeto foi, segundo os guias da Open House, recusado pelo arquiteto Kiel do Amaral e projetado (embora sem placa giratória) pelo arquiteto Chaves da Costa. Foi assim que nasceu esta magnífica obra de 3 pisos que inclui no seu interior painéis cerâmicos de Manuela Madureira e um mural de Luís Dourdil.



Construído em Monsanto, a uma altitude de 250 metros, com uma vista de 360o sobre Lisboa, este edifício inaugurado em 1968, abriu como um restaurante de luxo. Depois do 25 de Abril de 1974, o Restaurante Panorâmico de Monsanto foi caindo no abandono : foi discoteca, bingo, albergou escritórios e, no final, apenas armazém de materiais de construção civil.



Abandonado desde 2001, o antigo Restaurante Panorâmico de Monsanto continua sem destino, mas foi agora finalmente limpo e dotado de condições de segurança pela Câmara Municipal de Lisboa para poder ser visitado como miradouro. Só no fim de semana da Open House o Restaurante Panorâmico recebeu cerca de 3 mil visitantes! Quem sabe, pode ser que o interesse dos turistas faça com que seja finalmente dado um destino digno a este magnifico edifício no meio do parque de Monsanto … até porque não há mesmo vista sobre Lisboa como esta!