O site da RFM utiliza cookies. Ao navegar está a concordar com a sua utilização.
Saiba mais sobre o uso de cookies.Fechar

As mulheres mais bem sucedidas do mundo partilham os seus melhores conselhos de carreira

É sempre bom receber conselhos de alguém mais experiente. Alguém que já passou por situações que estamos a atravessar ou que nos podem vir a acontecer. É, por isso, que esta lista de conselhos é importante. São dicas de mulheres que sabem um bocadinho sobre o sucesso e como chegar ao topo de organizações.

A lista das mulheres mais poderosas no mundo dos negócios é publicada todos os anos pela revista Fortune. As 50 mulheres de negócios, a nível global, representam 17 países e muitas indústrias - tecnologia, energia, defesa, banca, bens de grande consumo, entre outras áreas. A lista, publicada pela Fortune desde 2000, é este ano liderada por Ana Botin (Group Executive Chairman, Banco Santander).

Aqui estão os conselhos que elas dão às mulheres que querem seguir seus passos:


1. Sê tu própria

Este é um factor chave. Karen Lynch (Presidente, Aetna) diz que quando estava a ser avaliada para um cargo superior, foi aconselhada a não usar cor de rosa porque a fazia parecer demasiado miúda. Lynch sentia que, indirectamente, lhe estavam a dizer que a sua feminilidade era uma barreira para a sua progressão na carreira. Como se através do seu visual pudessem adivinhar as suas competências. Apesar disso, Lynch mostrou a sua fibra e conseguiu o cargo. Hoje faz questão de usar cor de rosa.




2. A confiança é a chave

Cathy Engelbert (CEO, Deloitte) entende que este é um dos factores chave para o sucesso. Falar, arriscar, não ter medo do fracasso. Aliás, Engelbert pensa mesmo que um dos maiores impedimentos para o sucesso é o medo de arriscar por falta de confiança nas suas próprias convicções.


3. Está receptiva a novas oportunidades

Este é um ponto crucial. Não fechar as portas de uma carreira profissional pelo que pode ou não acontecer é factor chave para o sucesso. Pelo menos, é isto que pensa Mary Barra (Chairman e CEO, General Motors), numa perspectiva que é secundada por Sheryl Sandberg (COO, Facebook). Sandberg afirma mesmo "aceita sempre novos desafios, mesmo que penses que ainda não estás completamente preparada".




4. Rodeia-te de pessoas boas

Ruth Porat ((SVP e CFO, Google/Alphabet) recomenda que escolhas, para trabalhar contigo, pessoas confiantes, capazes de assumir riscos contigo. Por seu lado, Judith McKenna (EVP e CPP, Walmart USA) vai mais longe e recomenda mesmo que não tenhas medo de recrutar pessoas que consideres mais brilhantes que tu ou que pensem diferente de ti. Esta é a única forma de consiguir formar equipas verdadeiramente fortes.


5. Encontra o teu equilíbrio

A vida não pára e os conflitos entre a vida profissional e pessoal vão sempre acontecer. Amy Hood (EVP e CFO, Microsoft) recomenda que estejas preparada para adaptar as tuas prioridades ao longo da vida. É, por isso, que Michele Buck (President e CEO, Hershey) diz que é possível ser mãe e ter, ao mesmo tempo, uma carreira profissional.

PARTILHA :
Top