A situação política em Espanha tem dominado a atenção internacional. Um pouco por todo o lado, discute-se a questão da independência da Catalunha. Foi o que aconteceu no canal de televisão norueguês TV 2 Nyhetskanalen. Até aqui nada de anormal.

O problema é que a imagem utilizada para ilustrar a peninsula mostra uma Ibéria com uma nova geografia política. A região da Catalunha está identificada com a sua bandeira e tudo o resto é uma imensa Espanha. A bandeira espanhola preenche o resto da península.

O "pequeno" pormenor não passou ao lado das redes sociais. No Reddit, um grupo de utilizadores de vários países encarregou-se de debater a questão com humor.

Houve quem sugerisse Lisboa como a capital desta Espanha norueguesa, um velho sonho de D. Manuel I e de Felipe I (de Portugal ou II de Espanha).





A discussão no grupo, sempre com muito rigor histórico, foi ao ponto de discutir um paradoxo. Se Lisboa fosse a capital de Espanha e se Espanha quisesse sair de Espanha porque a capital era Lisboa, será que se criava um buraco negro? É uma questão de política quântica de resposta difícil.



Esta e outras questões podem ser enviadas para cenasparvas@rfm.pt