"Halloween" vem de "All Hallow Eve", que significa “Véspera (Eve) de Todos (All) os Santos (Hallows)” – a véspera de 1 de novembro - o dia em que a tradição cristã convida a celebrar os santos e mártires, conhecidos ou não.


Quando, no século nono, o Papa Gregório IV mudou o Dia de Todos os Santos (que até aí os cristãos comemoravam em maio) para 1 de novembro, foi para apaziguar a situação nos territórios pagãos, recém-conquistados no noroeste da Europa, fazendo-o coincidir com o "Dia de Samhain” - o Dia das Bruxas - comemorado já há muitos séculos pelos celtas.


Esta coincidência de datas fez, naturalmente, também com que tradições pagãs e cristãs, com o passar dos anos, se misturassem.


Era no Samhain (fim do verão) que deveriam ser feitas as colheitas, antes que criaturas misteriosas, chamadas "Pooka", destruíssem ou contaminassem tudo o que sobrasse nos campos.


Para apaziguar esses espíritos malignos, era necessário deixar comida (vem daí a origem das "Doçuras ou Travessuras” ou "Trick ou Treat"). Para não serem reconhecidas pelos espíritos que nessa noite vinham à terra, as pessoas vestiam-se com roupas assustadoras e máscaras.



Diz-se que esta época do ano foi também escolhida pelos cristãos para a festa de Todos os Santos e de Finados por ser a parte do ano em que, terminadas as colheitas, as terras estavam despidas, as árvores sem folhas e o ambiente mais propício para rumar ao cemitério - palavra que tem origem em Sementeira - para meditar sobre a morte e a vida além da morte (a vida que nasce da semente deitada à terra).