O site da RFM utiliza cookies. Ao navegar está a concordar com a sua utilização.
Saiba mais sobre o uso de cookies.Fechar

Sabes porque é que se chama Halloween ou All Hallows Eve à noite de 31 de Outubro?

"Halloween" vem de "All Hallow Eve", que significa “Véspera (Eve) de Todos ( All) os Santos (Hallows)” – a véspera de 1 de Novembro- o dia em que a tradição cristã convida a celebrar os santos e mártires, conhecidos ou não.

Quando, no século nono, o Papa Gregório IV mudou o Dia de Todos os Santos (que até aí os cristãos comemoravam em Maio) para 1 de Novembro, foi para apaziguar a situação nos territórios pagãos, recém-conquistados no noroeste da Europa, fazendo-o coincidir com o "Dia de Samhain” - o dia das Bruxas - comemorado já há muitos séculos pelos celtas. Esta coincidência de datas fez naturalmente também com que tradições pagãs e cristãs, com o passar dos anos, se misturassem.

Era no Samhain (fim do Verão) que deveriam ser feitas as colheitas, antes que criaturas misteriosas, chamadas "Pooka", destruíssem ou contaminassem tudo o que sobrasse nos campos. Para apaziguar esses espíritos malignos era necessário deixar comida (é daí a origem das "Doçuras ou Travessuras” ou "Trick ou treat"). Para não serem reconhecidas pelos espíritos que nessa noite vinham à terra, as pessoas vestiam-se com roupas assustadoras e máscaras.

Diz-se que esta época do ano foi também escolhida pelos cristãos para a festa de Todos os Santos e de Finados por ser a parte do ano em que, terminadas as colheitas, as terras estavam despidas, as árvores sem folhas e o ambiente mais propício para a meditação sobre a morte e a vida além da morte.

PARTILHA :
Top