É um clássico! O famoso Liceu Camões, atual Escola Secundária Camões, é das mais emblemáticas e prestigiadas escolas de Lisboa e até, mesmo, de Portugal. Quem lá andou, nunca a esquece. Os seus dois pátios cobertos de folhas, que no início do ano letivo caem das árvores, o túnel atrás do ginásio que se fazia a correr, as míticas catacumbas por debaixo do ginásio que, há meia dúzia de anos, abriram ao público.



Uma das coisas que muito orgulha quem lá estuda ou estudou é o facto de por lá terem passado, como alunos ou professores, inúmeras personalidades das mais diversas áreas, como a literatura, a política, a saúde, o desporto, a música ou a comunicação social. António Guterres, Durão Barroso, Jorge Palma, Mário de Sá Carneiro, Júlio Isidro, Nicolau Breyner ou João Lobo Antunes são apenas alguns de muitos nomes que frequentaram o Camões.




Fundado em 1902, o Liceu Camões veio a ser classificado, em 2012, como monumento de interesse público, ou seja, possui um inestimável valor cultural. Infelizmente, o Liceu Camões tem-se vindo a debater com problemas de manutenção. Por isto mesmo, em 2013, houve uma gala no Coliseu dos Recreios com o objetivo de angariar fundos para a recuperação das janelas e do escudo que está sobre a porta da entrada principal.



Infelizmente, no inicio deste ano letivo, uma notícia da Renascença dava conta de que o diretor da escola teme que as obras de fundo só arranquem em 2019. “É um inverno que está aí a aparecer e que nós vamos já ser confrontados com a chuva, baldes, frio. Mas a nossa maior preocupação é que se calhar ainda vamos ter outro inverno a seguir”, diz João Pires.



É uma pena que assim seja. O Camões, como é carinhosamente conhecido pelos seus atuais e antigos alunos, merece muito mais.

Hoje continua a ser uma escola de referência cheia de carisma.