É preciso não esquecer… RFM em Carregal do Sal”

Hoje houve festa no quartel de Carregal do Sal!!
Os Fridayboyz foram mais uma vez épicos. Desta feita, ao vivo no quartel dos bombeiros voluntários de Carregal do Sal, no “bailarico” mais cedo da História dos bombeiros. A música bombou em grande com José Coimbra e Pedro Simões!
Hoje, houve 2 bosses fixes!! O Nuno Faustino, da Lamibrinde, uma agência de publicidade, que veio de Lamego e trouxe o 2º pequeno almoço para a equipa da RFM. O 1º pequeno almoço foi excelente no hotel onde a RFM ficou, o Aqua Village Health Resort and SPA. Recomendamos!!
O Nuno trouxe a equipa, apesar do excesso de trabalho agora na altura do Natal, e dançaram ao som dos Fridayboyz e das sirenes que apitaram para nós! Esta equipa trouxe ainda queijo da serra… uhmmmm, pão de forno de lenha, bola e salpicão! Tudo do melhor!!
O outro boss fixe foi o comandante dos BV de Carregal do Sal, Filipe Lopes, que “em casa” se divertiram muito e bem merecem, grandes heróis!!


Nuno Vilareto, da Pastelaria Salinas, trouxe um bolo que é único no mundo!! Chama-se “Maravilha do Sal” com patente e tudo. É um doce premiado e bom que se farta!


Uma turma da escola básica Nuno Álvares esteve com a RFM algumas horas e que alegria espalharam! Que bom ver que as pessoas de Carregal do Sal, sobretudo os mais novos, estão cheios de força para recomeçar!!


Queremos que te lembres que, se visitares Carregal do Sal e toda a zona à volta, também tu estás a ajudar a revitalizar esta parte do nosso país que ardeu.
Na zona de Carregal do Sal existem “Alminhas”, não são doces mas também a alimentam a alma e a fé! As alminhas são pequenos santuários ao longo das estradas. Há um, porém, que é uma atração turística da zona. É a Alminha de Cabanas de Viriato.

Ao telefone com o Zé Coimbra esteve Gonçalo Azevedo Silva que recomenda várias visitas em Carregal do Sal. Para além do Museu Municipal, é imprescindível fazer o circuito pré histórico por entre dolmens e outros monumentos com mais de 5 mil anos. Ainda é absolutamente obrigatória a visita à casa de Aristides de Sousa Mendes, o português que salvou milhares de judeus durante a 2ª Guerra Mundial, e que trouxe da Bélgica um Cristo Rei, uma estátua de 1933, em blocos, que depois foi montado em Cabanas de Viriato, na propriedade de Aristides e é um miradouro.

O Comandante dos bombeiros voluntários, Filipe Lopes, fez o ponto da situação desta manhã aqui no quartel…. E uma das “ocorrências” é o transporte de água, às populações… Levaram ainda as crianças que aqui estiveram a dar uma volta nos carros dos bombeiros. Os miúdos adoraram!!!

Rogério Mota Abrantes, presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal, começou por dizer que os munícipes podem continuar a contar com eles. Não precisam de mais roupa ou comida e agradecem a todos quantos enviaram coisas! O que mais precisam é que todos venham e dêem dinamismo à zona, porque revitalizar o concelho é o que é preciso, “visitar é ajudar”. Vem até Carregal do Sal e fica, come, passeia e desfruta da zona lindíssima. O presidente chama-se Abrantes como várias outras pessoas deste concelho… uma coincidência. Vem a Carregal do Sal conhecer tudo e ainda vários Abrantes.



Isabel Pires Paula ligou de Nelas com sugestões gastronómicas típicas como assados vários e ainda coelho e um belíssimo pão de ló. Quem lá chega tem uma experiência gastronómica fantástica.

O comandante dos bombeiros voluntários de Carregal do Sal, Filipe Lopes, voltou a falar com o Zé Coimbra e Pedro Simões e diz que cerca de 20% a 30% do efetivo são mulheres que, porém, conseguem estar prontas em um minuto também e tão rápidas como os homens, sempre que a sirene toca e têm de estar prontas.
O presidente da direção da associação humanitária dos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal, António Ferreira, disse que as pessoas fugiram literalmente para este quartel de bombeiros, naquela noite, que chegou a acolher cerca de 500 pessoas, que procuravam um local seguro e as acomodaram com a ajuda de muitos voluntários, a quem agradeceu muito, aos microfones da RFM.

A RFM foi muito muito muito bem recebida em Carregal do Sal, uma zona que deves conhecer e que precisa de ser visitada, porque visitar é ajudar!

Foi uma semana em grande... a RFM esteve em Abrantes, Lousã, Fundão, Oliveira do Hospital e Carregal do Sal.... Tão bom!! Contem connosco!!

Para além de um circuito pré-histórico, que podes espreitar aqui, há tantos outros pontos que merecem a tua visita, como podes ver aqui e ainda outras razões para visitar Carregal do Sal, aqui .
Preocupamo-nos com o nosso país, preocupamo-nos contigo!