Se adoras castanhas mas achas que engordam, podes fazer as pazes com elas, de uma vez por todas.


Não passamos sem as castanhas nos meses do frio e da chuva, nem resistimos ao cheiro que elas espalham no ar, assadinhas e lourinhas, enfiadas em cartuchos!
Uhmmm! Já sentes o cheiro… cinzento a espalhar-se aí pela tua sala?!?!

As castanhas foram, durante séculos, a base da alimentação do povo português. Substituía a batata, o arroz e as massas (que só chegaram à mesa dos portugueses, com os Descobrimentos).

Só mais recentemente, voltaram a integrar as várias receitas (sobremesas, acompanhamentos, assados, bolos, entre muitas outras iguarias), porque “afinal” são muito saudáveis!

Vamos, portanto, ter mais motivos para comer castanhas sem medos. Não são tão calóricas como pensávamos e dão energia! Para fazeres uma ideia, cada 100 g de castanhas tem aproximadamente 221 kcal e cerca de 39,5 g de água.




Por serem ricas em hidratos de carbono e em água, devem fazer parte da alimentação das pessoas que fazem desporto ou são muito ativas. Têm vitamina A, B e E, cálcio, fósforo, ferro e são ricas em potássio.
Contêm substâncias alcalinizantes que neutralizam o excesso de ácidos no sangue e facilitam a sua eliminação através da urina… muito bom para pessoas que comem carnes vermelhas com frequência.


As castanhas pertencem à família dos frutos secos e são um dos frutos secos com mais hidratos de carbono (45,5 g/100 g) e menos quantidade de gordura (1,3 g/100 g).

Está aberta a época oficial das castanhas! Bom São Martinho!