Escola Secundária Diogo de Gouveia, antigo Liceu de Beja (ou Liceu Nacional Diogo de Gouveia)

A Escola Secundária Diogo de Gouveia, antigo Liceu de Beja é uma escola secundária situada em Beja. Fundada em 1848, iniciou atividade em 1852.

Projetado por Luís Cristino da Silva em 1929, o edifício atual foi construído em 1934 e é considerado um exemplo importante do primeiro modernismo da arquitetura portuguesa.

Após o 25 de Abril, os Liceus passam a ter a designação de Escolas Secundárias. 0 Liceu passa então a Escola Secundária n.º 1 de Beja.

A origem do nome “Diogo de Gouveia”… na mudança de Liceu para Escola Secundária:

Diogo de Gouveia nasceu em Beja, no século XV, e passou grande parte da sua vida em França. Professor, teólogo, diplomata, humanista, foi uma figura importante na cultura do seu tempo. Em 1937, o seu nome foi escolhido para patrono do Liceu de Beja.

Ainda nesse ano, o Liceu passou a funcionar nas atuais instalações… conhecido também como “a casa amarela”.

Em 1987, foi oficialmente decidido atribuir novamente um patrono às escolas. Surge a proposta de manter o nome de Diogo de Gouveia, já inscrito na fachada principal, e que se mantém ainda hoje.

O relógio do Liceu

O relógio exterior da Escola Secundária Diogo de Gouveia também é dos símbolos mais falados por quem lá passa… desde alunos, professores, funcionários, visitantes. Em tempos esteve um longo período sem funcionar e até lhe caiu um ponteiro. Hoje em dia já está arranjado… e as piadas perderam o seu encanto. No entanto, todos esperam o momento em que ele pare outra vez!

Liceu de Beja e Liceu de Faro – A troca

Dizem que, aquando da remodelação das instalações do Liceu, ainda em 1934, os projetos do Liceu de Faro e do Liceu de Beja foram trocados… e só se aperceberam já na conclusão da obra. Ninguém se apercebia de tal troca… a não ser quem reparava no barco que se encontrava no topo do edifício do “Liceu de Beja”… que nada tinha que ver com Beja, mas sim, com Faro.

Sabes quem andou na Escola Secundária Diogo de Gouveia? O cantor português António Zambujo, que nasceu em Beja, em 1975. Ele que nunca descura das suas origens e sempre que pode dá lá um saltinho ou recorda “as modas” (as canções) alentejanas!

Andaste nesta escola? Conheces alguém que tenha andado? Viva o Alentejo! :)
Envia-nos a tua história para cenasparvas@rfm.pt e faz o mesmo que a Inês Maia:


"Olá o meu nome é Ines Maia e sou uma ouvinte assídua da rfm!

Completei o meu secundário no liceu Diogo Gouveia de 2009 a 2012 (acho eu), e queria-vos contar as insólitas praxes do nosso liceu!! Quem entra para o liceu pela primeira vez é sujeito à praxe. Existem duas secundárias em Beja mas só o liceu e conhecido pela “temida” praxe. No primeiro dia de aulas aos rapazes fazem uma “coroa” (cortar o cabelo), as raparigas pintam a cara e ambos são “batizados” com água e farinha. A tradição ainda se mantém e é conhecida por todos os rapazes da cidade!

No meu 12 fizemos uma “praxe” pela cidade, com jogos e afins, mas não cortamos cabelos!

Beijinhos e abraços"