10 sítios em Portugal tirados de histórias de encantar

PARECEM CENÁRIOS DE FILMES DE ENCANTAR OU DE CONTOS DE FADAS

Ana Margarida Oliveira


Portugal é maravilhoso! Não só não temos qualquer dúvida sobre este assunto, como ainda sabemos que existem palácios, recantos, pontes, casas e outros locais que parecem literalmente cenários de filmes de encantar ou de contos de fadas.

São muitos estes lugares, de norte a sul, que nos deixam fascinados, de boca aberta até. Sim, estes sítios encantados são em Portugal!

A RFM fez uma seleção de 10 lugares que podiam ser cenários de qualquer conto ou história de encantar! Neles, imaginamos, fadas, gnomos, cavaleiros andantes, princesas bonitas, feiticeiras e duendes.



Palácio da Pena



Indescritivelmente encantador e encantado!

A ideia deste Palácio saiu da cabeça e da criatividade de D. Fernando, marido da rainha D. Maria II.

O Palácio da Pena é o expoente máximo do Romantismo do século 19 em Portugal, com características manuelinas e mouriscas e ainda com alguma influência dos palácios da Alemanha, de onde D. Fernando era original.

A localização no topo da montanha teve o objetivo de poder ser observado por todos, de qualquer ponto do parque e da floresta.

D. Fernando fez questão de acompanhar pessoalmente a construção do palácio.

Este palácio foi mesmo cenário de histórias de reis e rainhas!




Poço da Quinta da Regaleira


A visão deste poço é absolutamente incrível e inusitada, totalmente digna de uma história de encantar, mas das fortes!!

Um poço estreito e fundo, em espiral que transpira enigma e misticismo só de se olhar!

Neste ambiente misterioso e único, imaginamos cenas de filmes medievais, histórias de rainhas raptadas, tesouros escondidos e mensagens secretas por desvendar.





Castelo Almourol


Isolado, numa ilha escarpada no meio do Tejo, totalmente rodeada pelas águas do rio, é um castelo que suscita, na nossa imaginação, muitas histórias, marcadas por lutas, amores perdidos e cavaleiros solitários! Local enigmático… tão fácil fechar os olhos e deixar correr a nossa imaginação.





Palácio do Buçaco


Evoca a portugalidade e o simbolismo em torno do nosso grande império.

Com pormenores que parecem ser tirados da Torre de Belém, do Mosteiro dos Jerónimos e do Convento de Cristo de Tomar, o Palácio do Buçaco e a mata envolvente parecem verdadeiramente saídos de um conto.

Fica no Luso, concelho da Mealhada.

Quando quiseres sentir-te dentro de um conto de fadas, pode ser este o teu destino.





Foz d’Égua


É de uma beleza mística sem igual, rodeada por uma natureza em estado puro… Podia ser o cenário de histórias encantadas de duendes como O Hobbit.

Fica na freguesia de Piódão.




Convento de Cristo


Em Tomar, no cume da pequena montanha, está um cenário cheio de encantos e mistérios.

Marcado pela História e pela densidade de enigmas, aqui, no Convento dos Templários, imaginamos vários capítulos de contos e romances medievais, cavaleiros andantes e segredos por desvendar.





Loriga


Diz-se que o nome está ligado à saia de malha, feita de correias e couros usada pelos guerreiros medievais. Há quem lhe chame também a Suíça portuguesa… Certo é que o cenário bucólico encaixa na perfeição no nosso imaginário de contos de fadas.

Fica no Parque Natural da Serra da Estrela.




Casa do Alentejo


Cenário digno das histórias das mil e uma noites, de onde saem tapetes voadores, génios da lâmpada, deambulam turbantes e dançam bailarinas…

Fica nas rua das Portas de Santo Antão, em Lisboa, e quem se chega ao pé da porta não imagina o cenário idílico que está la dentro.




Castelo de Leiria


Altaneiro, imponente e medieval, o semblante austero do castelo de Leiria podia ser o cenário perfeito para um conto do tempo do rei Artur, da donzela Rapunzel ou de uma princesa fechada a 7 chaves para não se casar com o apaixonado escudeiro...





Ponte Misarela


É uma ponte cheia de mistérios mesmo! Há quem diga que é uma ponte “endemoninhada”… Verdade é que o cenário é literalmente tirado de uma história de encantar!

Foi construída sobre o rio Rabagão, a cerca de um quilómetro da sua foz no rio Cávado, distrito de Vila Real.


Excelentes locais para uma escadinha!


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Qual foi o rei português que c...Qual foi o rei português que casou mais vezes e qual teve mais filhos?HOUVE REIS PORTUGUESES COM VASTA PROLE E HOUVE ALGUNS REIS COM VÁRIOS CASAMENTOSmaisQuem precisa de dormir mais? H...Quem precisa de dormir mais? Homens ou mulheres?ENTRE MULHERES E HOMENS, HÁ QUEM PRECISA DE DORMIR MAIS DO QUE OUTROSmaisPorque é que as mulheres vão a...Porque é que as mulheres vão aos pares à casa de banho?É UMA BOA QUESTÃO QUE INTRIGA MUITOS E MUITAS E AFINAL PARECE HAVER RAZÕES PARA ISTO ACONTECERmaisCheesecake Queimado Basco (sem...Cheesecake Queimado Basco (sem glúten)maisChef Kiko resolve com chips de...Chef Kiko resolve com chips de cascas de abóboraHOJE, O CHEF KIKO TROUXE A RECEITA DE CHIPS DE CASCAS DE ABÓBORA E AINDA DE SEMENTES TOSTADASmaisEis os bairros mais espetacula...Eis os bairros mais espetaculares do mundo e dois são portuguesesESTA LISTA ELEGE 49 BAIRROS COMO OS MAIS ESPETACULARES DO MUNDOmaisE aí vão 2 subsídios! Desta ve...E aí vão 2 subsídios! Desta vez vai para Santa Maria da FeiraJá começamos a atribuir subsídios no valor de 1.500€. Subsídio - mais uma medida RFM para animar os portugueses aprovada pelo Banco CredibommaisGravações de Amália Rodrigues ...Gravações de Amália Rodrigues candidatas a Memória do Mundo da UNESCOO LEGADO QUE AMÁLIA RODRIGUES DEIXOU NA MÚSICA PODE SER CONSIDERADO "MEMÓRIA DO MUNDO" DA UNESCOmaisQueres provar o doce que apare...Queres provar o doce que aparece em "Squid Game"? Esta é a receitaÉ A RECEITA DO MOMENTO. EXPERIMENTA!maisGorila morre nos braços do tra...Gorila morre nos braços do tratador que a resgatou em bebéFORAM 14 ANOS DE AMOR E AMIZADE ENTRE ESTE CUIDADOR E UMA GORILAmaisEstá prestes a estrear "Glória...Está prestes a estrear "Glória", a primeira série 100% portuguesa na NetflixCHAMA-SE “GLÓRIA” E ESTÁ A CHEGAR. É A PRIMEIRA SÉRIE TOTALMENTE PORTUGUESA NESTA PLATAFORMAmaisCães só podem ir de metro, em ...Cães só podem ir de metro, em Nova Iorque, se forem dentro de uma mala. Eis as soluções criativasNÃO HÁ PROIBIÇÕES QUE SUPEREM A CRIATIVIDADEmais
Top