Odivelas é uma cidade portuguesa no distrito de Lisboa, aérea metropolitana de Lisboa.

O município é limitado a nordeste por Loures, a sueste por Lisboa e a oeste por Amadora e Sintra e vivem em Odivelas cerca de 57000 pessoas.

Dia 19 de novembro é feriado municipal em Odivelas.

E a propósito deste feriado, aqui na RFM, houve quem começasse a perguntar de onde viria o nome Odivelas que, como muitos outros nomes de terras, vilas, aldeias e cidades portuguesas, deve ter uma origem invulgar!

Fomos investigar e descobrimos que a origem do topónimo Odivelas se liga a uma certa história!



D. Dinis tinha o hábito de se deslocar, em algumas noites, ao mosteiro situado no local onde, hoje, é a cidade de Odivelas. Sucede que, numa dessas noites, foi apanhado pela mulher, a rainha D. Isabel, que o interpelou e lhe disse “Ide vê-las, senhor….?” A expressão “ide vê-las” terá evoluído para Odivelas.



Para além desta história, há uma origem “mais científica”, que resulta de odi + velas.

“Odi” vem do árabe e quer dizer, curso de água, riacho, rio (e encontramos este étimo noutros topónimos como Odemira e Odesseixe, por exemplo).

O significado de “velas” é, porém, menos claro, mas pensa-se que pode derivar de uma língua pré-latina, das tribos que por cá viveram antes da ocupação dos romanos. “Velas”, de “belis”, quererá dizer “escuro, negro”.

De “ide vê-las” ou de “riacho escuro”, Odivelas festeja, dia 19, o feriado Municipal.

Ide vê-la! Vai conhecê-la e visita, se possível, o convento de Odivelas, tão cheio de histórias e segredos que percorrem tantos séculos da História de Portugal.



Vê aqui o Cruzeiro ou memorial de Odivelas