Os Grammys latinos foram entregues quinta feira, dia 16 de Novembro, em Las Vegas. No ano em que a música latina liderou os tops, a cerimónia foi dominada pelo reggaeton e derivados.

Na 18.ª edição dos Grammy Latinos, que decorreu na noite de dia 16 de Novembro em Las Vegas, nos Estados Unidos, o fenómeno de "Despacito" de Luis Fonsi e Daddy Yankee, foi o grande vencedor dos Grammys Latinos, conquistando quatro galardões, incluindo de melhor canção e melhor gravação do ano, melhor fusão/interpretação urbana, pelo ‘remix’ com Justin Bieber, e o de melhor vídeo musical (com o record de mais de 4.300 milhões de visualizações)


A noite começou com uma homenagem a Alejandro Sanz, escolhido pela Academia Latina de Gravação como Personalidade do Ano . Na festa participaram nomes como Anitta, Camila Cabello e Juanes, além de David Bisbal e Jesse y Joy. Quanto aos outros Grammys, Shakira recebeu o prémio de melhor álbum Pop Vocal Contemporâneo por “El Dorado” e, outro colombiano, Juanes, o de melhor álbum pop-rock por “Mis planes son amarte”.

O porto-riquenho Residente, inicialmente nomeado para 9 prémios, recebeu apenas dois galardões: melhor álbum de música urbana (“Residente”) e melhor canção urbana (“Somos Anormales”). Candidato ao Grammy Latino de “melhor álbum de música popular brasileira”, pelo disco “Até pensei que fosse minha”, o album em que recria canções de Chico Buarque, António Zambujo perdeu para “Dos Navegantes”, de Edu Lobo, Romero Lubambo e Mauro Senise.


A cerimónia foi marcada por discursos muito politicos. Quanto às atuações, Maluma teve a letra de “Felices Los 4” censurada pela Univision, a CNCO cantou uma versão acelerada de… Reggaeton Lento. Para “Despacito” Luis Fonsi dispensou Daddy Yankee e trouxe Victor Manuelle, Diplo e o Bomba Estéreo para uma versão alternativa. Demi Lovato, que era esperada para a estreia de “Échame La Culpa”, não apareceu .



Principais vencedores do Grammy Latino 2017

Personalidade do Ano / Persona del Año Alejandro Sanz

Álbum do Ano Salsa Big Band — Rubén Blades com Roberto Delgado & Orquesta

Gravação do Ano Despacito — Luis Fonsi feat. Daddy Yankee

Canção do Ano (Prêmio aos Compositores) Despacito — Daddy Yankee, Erika Ender e Luis Fonsi, compositores (Luis Fonsi feat. Daddy Yankee)

Melhor Fusão/Interpretação Urbana Despacito (Remix) — Luis Fonsi e Daddy Yankee feat. Justin Bieber

Artista Revelação Vicente Garcia

Melhor álbum de música alternativa Jei Beibi – Café Tacvba

Melhor canção alternativa Amárrame — Mon Laferte feat. Juanes

Melhor álbum vocal pop contemporâneo El Dorado – Shakira

Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional Salón, Lágrimas y Deseo – Lila Downs

Melhor Álbum de Música Urbana Residente – Residente

Mejor Canção Urbana Somos Anormales – Residente

Melhor Álbum Pop/Rock Mis Planes Son Amarte – Juanes

Melhor álbum de rock La Gran Oscilación – Diamante Eléctrico

Melhor videoclipe Despacito – Luis Fonsi feat. Daddy Yankee (Direção: Carlos R. Perez)