Já sabes isto, mas nunca é demais lembrar. A vida sedentária não faz bem a ninguém. Horas infindáveis sentado à frente de uma secretária ou, simplesmente, uma profunda embirração com ginásios afastam muita gente de uma vida activa. Mas está mais que estudado que, para o equilíbrio físico e mental, é fundamental levar uma vida activa.

E não é necessário passar horas infidáveis num ginásio ou correr a maratona para que conte. Exercício moderado ou uma ligeira alteração de hábitos também contam. Há que pôr #PORTUGALAMEXER, por isso, aqui te deixamos 9 dicas simples de coisas que podes fazer para teres uma vida activa sem gastar horas num ginásio.


1. Aproveita as deslocações para o trabalho

Começamos com uma que pode ser um pouco mais difícil, mas que vale bem a pena. Analisa o teu percurso para o trabalho e considera trocar o carro pelos transportes públicos. Se não dá mesmo para usar os transportes públicos, então opta por deixar o carro um pouco mais longe e caminha.

Se já utilizas transportes públicos, então sai uma paragem antes da tua. Anda com passo acelerado.


2. Aproveita a hora de almoço

Se não consegues mesmo ir a um ginásio, antes ou depois do trabalho, tenta a hora de almoço. Há imensos clubes com aulas de fitness com a duração de meia hora. Meia hora de exercício intenso, três a quatro vezes por semana, já é muito bom.

Se a tua cena não é mesmo clubes, então aproveita para te deslocares para o sítio onde vais comer em passo acelerado. Usa o tempo da hora do almoço para caminhar em passo rápido. Não é necessário correr. Basta um passo rápido. Cria metas diárias e verás que cada dia chegas mais longe.


3. Senta-te numa bola de estabilidade

Esta pode parecer estranha ou desadequada. Sobretudo em ambientes profissionais mais sérios. Mas, se trabalhas num ambiente descontraído, pode ser uma boa opção para trabalhares os músculos core que te ajudam a manter uma postura correcta.


4. Faz pausas activas

Tens uma pausa de 10 minutos. Não de fiques à frente do computador a coscuvilhar no Facebook. Aproveita para dar uma volta rápida na rua. Não dá para ir à rua? Sobe e desce as escadas de edifício. Não tens escadas? Visita os colegas da secção ou departamento mais distante da teu. É sempre bom fazer visitas.


5. Anda enquanto falas ao telefone

Claro que esta é impossível para quem tem que estar à frente de um computador enquanto fala ao telefone. Mas, se não é o teu caso, sempre que te ligarem para o telemóvel dá uma volta. Só tem vantagens se caminhares rapidamente. Gastas calorias e, como te cansas, irás arranjar uma boa descupla para desligar o telefone mais cedo.


6. Faz corridas com desconhecidos

Se és timido, calma. Não tens que meter conversa com ninguém. Imagina apenas que, quando vais na rua, observas alguém que vai a anda em passo rápido. Depois desafia-te procurando andar num passo mais rápido que essa pessoa.


7. Dá a volta maior

Sim, nós dominamos a economia do espaço. Sempre que podemos damos a volta menor. Então pensa ao contrário. Em vez de escolheres o caminho mais curto. Dá a volta pelo mais longo e obriga-te a andar um pouco mais.


8. Aproveita os teus colegas

Provavelmente, alguns dos teus colegas pensam o mesmo que tu. Gostavam de fazer exercício, mas não têm tempo ou simplesmente também não gostam. Discretamente tenta ver se estão do teu lado. Se estiverem, se forem como tu, ganhas parceiros para os teus novos hábitos e, como no caso da bola de estabilidade, escusas de fazer figuras sozinho.


9. Faz alongamentos à secretária

Não há uma boa sessão de treino que não termine com uns bons alongamentos. Mesmo à secretária, faz alongamentos. Calma, não te estamos a dizer para te começares a espreguiçar em frente aos teus colegas. Mas podes, por exemplo, alongar as pernas quando estás há muito sem as mexeres. Basta levantar os pés do chão e fazer movimentos circulares com os ditos.


No final das contas, o imporante é não estares parado. Faz qualquer coisa para evitar a vida sedentária. #VAMOSPORPORTUGALAMEXER

Se, apesar destas sugestões, estás sem saber como começar, dá um salto ao Portugal Fit, este fim de semana no Forum Braga