14 sítios em Portugal que parecem Presépios

São 14 vilas e aldeias lindíssimas! Inspira-te nestes cenários naturais para fazeres o teu presépio!

Chega esta altura do ano e todos fazemos presépios, em casa, e todos adoramos ver os outros presépios. Encantam-nos os presépios nos espaços públicos, nas lojas, nas casas dos nossos amigos… e vamos sempre espreitá-los… não resistimos e ainda bem!

Aliás, quanto mais reais são os presépios, mais fascinados ficamos. Gostamos de nos sentir lá, no ambiente do presépio, com água a correr num riacho, figuras que se movem, ovelhas que andam, luzes que estão acesas, Reis Magos que perseguem literalmente a estrela…

Existem, em Portugal, aldeias que parecem autênticos presépios e que nos inspiram pela beleza que nos transmitem.

A RFM fez uma seleção de 14 aldeias portuguesas que são cenários naturais de presépios, onde apenas falta colocar as figuras e, quando olhamos para elas, imaginamos com facilidade, onde poderíamos posicionar Maria, José, o Menino Jesus, os três Reis Magos e, mais ao longe, os pastores e as ovelhas.

Para te inspirares, quando montares o teu presépio em casa, aqui ficam estes 14 lugares maravilhosos que parecem cenários de presépios naturais.



Marialva

Fica na Beira Alta e faz parte do concelho de Mêda, distrito da Guarda. Fica no topo de um penedo granítico e a vila espalha-se monte abaixo a tocar a planície. Perto, passa uma antiga estrada romana. É uma terra ligada à famosa (e também trágica) família dos Távora. Marialva tem o ambiente ideal para ser o cenário de um presépio.



Gondramaz

Tem um nome estranho, mas é bem portuguesa. Parece um presépio espalhado no campo, num ambiente bucólico. Fica numa das encostas da Serra da Lousã, na Freguesia de Vila Nova, no concelho de Miranda do Corvo.



Candal

Esta aldeia fica na Lousã e é mesmo um cenário natural de um presépio. Quase te apetece reconstruir Candal, em tua casa, quando fizeres o teu presépio, não é?



Piódão

Fica no concelho de Arganil e é uma das mais bonitas aldeias portuguesas. Se há aldeia que se assemelha a um presépio natural é Piódão. Lindíssimo! Só de olhar, estás mais do que inspirado para fazeres o teu, não estás?



Monsaraz

É uma medieval vila alentejana que espalha magia. Feita de xisto e de cal, é uma das mais antigas povoações de Portugal. Parece que parou no tempo e é fácil imaginar histórias de cavaleiros corajosos e de belas donzelas, em todo o espaço desta vila. Quase parece que entramos na máquina do tempo e vamos parar ao dia a dia da Idade Média.
Certo é que, quando olhamos para Monsaraz, nos parece ter à frente o ambiente e o cenário perfeitos para um presépio!



Benfeita

Situa-se no concelho de Arganil e pode inspirar-te a fazeres um presépio "à portuguesa", com figuras tipicamente portuguesas como a lavadeira, o moleiro, uma igreja, lagos com pontes, um poço, e casas de alvenaria.




Chiqueiro

É uma aldeia na serra da Lousã e é inspiradora para os pormenores das casas e das ruelas do teu presépio, onde pões, talvez, serradura para fazer os caminhos e pequenas pedras a marcar os montes.




Álvaro

Pertence ao concelho de Oleiros e é, sem dúvida, um presépio natural. A forma como se espalha pelos pequenos montes, situando-se no topo, faz-nos querer ter um assim, em ponto pequeno, lá em casa.



Foz d’ Égua

É de uma beleza única. Se pudéssemos ter um presépio em grande escala, escolheríamos provavelmente este local. Fica na freguesia de Piódão e reflete a beleza quase em estado puro da Serra do Açor. As casas são de xisto e de lousa e é inegável que adoraríamos conseguir representar, no presépio lá de casa, uma recanto assim.




Fajão

Situa-se no concelho de Pampilhosa da Serra. É por uma ruela como esta que imaginas os reis Magos a caminhar lentamente... até dia 6 de janeiro? Podia ser um pormenor do teu presépio. Inspira-te nas casas de Fajão.



Talasnal

É lindíssima a aldeia de Talasnal. Fica no concelho da Lousã e poucas palavras restam, depois desta imagem. Provavelmente, amarias reconstruí-la, peça a peça, no lugar da tua sala onde fazes o presépio.



Cabeça


É um pequena aldeia, do concelho de Seia, que, para além de um ambiente de presépio natural, tem ainda a particularidade de ter uma festa única em Portugal. Toda a povoação se enfeita de Natal com decorações produzidas a partir de materiais da natureza. Todos os ornamentos são feitos pelos habitantes de Cabeça e o resultado final é incrível. Dá-nos vontade de passar o Natal exatamente aqui.


Belver

Ergue-se num alto esta terra majestosa e encantadora com o castelo numa das extremidades e uma ribeira ao fundo. Pertence ao concelho de Gavião, no Alentejo, e é, sem dúvida, o cenário perfeito para um presépio em ponto grande.



Marvão

No cimo da serra do Sapoio, o Marvão, terra altaneira e lindíssima, fica no distrito de Portalegre. Um autêntico museu a céu aberto, não é difícil imaginar um presépio em ponto grande construído no Marvão.

Não nos cansamos de dizer que Portugal é bonito e fascinante, de norte a sul, como são estas 14 aldeias portuguesas que parecem presépios naturais.



  • Partilha:

Top