“Tu andas sempre descalço, Tom Sawyer, junto ao rio a passear, Tom Sawyer...”. Também leste a cantarolar? :)

"As Aventuras de Tom Sawyer" é uma série de desenhos animados japonesa (anime), realizada por Hiroshi Saitô que estreou em 1980, no Japão. Em Portugal, a série foi emitida na RTP2 em 1986, no programa Agora Escolha, apresentado por Vera Roquette.

Os desenhos animados "As Aventuras de Tom Sawyer" são baseados no famoso livro do escritor americano, Mark Twain.



A série passa-se nos finais do século XIX em São Petersburgo.

Tom Sawyer é um rapaz muito traquina que desde a morte dos seus pais, vive em casa da sua Tia Polly com seu irmão mais novo, Sid. Tom não gosta de ir à escola e adora brincar e viver aventuras com o seu amigo, Huckleberry Finn. Huck é um menino pobre e preguiçoso, abandonado pelo pai. Os dois perseguem javalis, brincam aos piratas no Rio Mississipi, e estão constantemente a pregar partidas. No meio de tanta agitação, ainda têm tempo para o amor (Tom é apaixonado por Becky que também tem um fraquinho por ele), conhecer o perigoso Joe, o Índio, e procurar tesouros perdidos.

Basicamente, as histórias contavam as aventuras e descobertas de Tom Sawyer e Huckleberry Finn, o seu melhor amigo!
A série é composta por 49 Episódios e a dobragem portuguesa foi dirigida por João Lourenço.


Agora Escolha na RTP2

Depois de almoço na rtp2… e mais tarde na rtp1. A apresentadora Vera Roquette todas as tardes nos trazia um jogo. Haviam 2 programas (filmes, normalmente) à escolha do espetador… Bloco A e Bloco B. Cada bloco com temas muito diferentes… Por exemplo, um filme emocionante no Bloco A e Policiais no Bloco B. Era a disputa da tarde… todos agarrados ao telefone, para votar no Bloco (cada bloco tinha um número associado) que queriam ver.

O Agora Escolha é recordado aqui porque servia também como um “mostruário” de desenhos animados! Assim, entre a escolha do Bloco vencedor do dia,(enquanto o espetador votava), passavam desenhos animados como o Bocas, a Ana dos Cabelos Ruivos e o tão amado Tom Sawyer!



O filme “As Aventuras de Tom Sawyer” (1938)

Para além dos livros e da série (muito depois), em 1938 já saiu o filme “As Aventuras de Tom Sawyer”, um filme norte-americano de 1938, do género aventura, dirigido por Norman Taurog e estrelado por Tommy Kelly e May Robson.

Existem pelo menos 12 remakes do filme, baseados nas aventuras de Tom e na obra de Mark Twain.


Também tu corrias para casa para ver o Tom Sawyer no Agora Escolha? Conta-nos a tua história: cenasparvas@rfm.pt