Sabias que, a partir de 22 de novembro de 2019 e até 20 de janeiro de 2020 o sol não vai nascer na cidade de Hammerfest?

Nesta cidade portuária Norueguesa o sol não vai aparecer até dia 20 do próximo mês de janeiro e depois, não se vai pôr de 14 maio a 31 de julho!

Com cerca de 10 mil habitantes, Hammerfest, na ilha de Kvalo, no condado de Finnmark, fica a 480 km a norte do Círculo Polar Ártico e auto- intitula-se a cidade mais setentrional do mundo.

Aqui, durante o inverno, o sol nunca aparece no horizonte (noite polar) e, durante o verão, nunca desaparece (dia polar ou sol da meia noite)!



Neste final de ano, em Hammerfest, o sol vai permanecer continuamente abaixo do horizonte durante 2 meses.

Põe-se às 11:27 de 22 de novembro e só vai nascer novamente às 11:25 em 20 de janeiro.

Apesar da sua localização, a temperatura media anual nesta cidade norueguesa é de 2 °C, oscilando entre os −5 °C de janeiro e os 11 °C (52 °F) de julho

Compreensivelmente Hammerfest foi, em 1891, o primeiro aglomerado urbano do norte da europa a ter luz elétrica nas ruas.

A invenção foi trazida para a cidade dois comerciantes locais regressados de uma feira em Paris onde tinham assistido a uma demonstração.


O sol da meia noite é um fenómeno natural que ocorre nos meses de verão em localidades a norte do circulo polar ártico e a sul do circo polar antártico quando o sol continua visível à meia noite.

Perto do solstício de verão, o sol brilha continuamente durante 24 horas se o tempo estiver bom.

Quanto mais perto estiver o local dos polos, maior é a quantidade de dias do ano com luz contínua.

O contrário acontece no inverno com a “noite polar” a prolongar-se por 24 horas.



Tal como o “sol da meia noite”, a "noite polar" deve-se também à inclinação do planeta.

No inverno, "a noite polar" chega quando o hemisfério norte se encontra mais longe do sol, sendo as regiões polares mais setentrionais, as zonas do planeta mais afastadas do sol.…. e as regiões a que o resto do planeta faz sombra.


É assim que, até dia 20 do próximo mês de janeiro, os habitantes de Hammerfest não vão ver o sol …Quem sabe não foi a estes conterrâneos que os noruegueses A-ha dedicaram “The sun always shines on tv ”….já que, por aquelas bandas, nesta altura o sol não brilha em mais lado nenhum?