Em tempo de Halloween, e com fim de semana comprido, que tal dares uma volta pelas Caldas da Rainha? Isto porque existe uma "versão" do famoso colégio Hogwarts nas Caldas da Rainha.

Um edifício com ar assustador ergue-se, altivo e majestoso, na extremidade do parque nas Caldas da Rainha.

Quem passa perto fica impressionado com o aspeto temível de um conjunto de edifícios estreitos, esguios, com longas janelas e imagina de imediato um episódio do Harry Potter… nas Caldas.

Se te concentrares, chegas mesmo a pensar que vês um jogo de Quidditch, sobrevoando o parque, por cima da tua cabeça!



E é aqui no Parque que a história de “Hogwarts portuguesa” começa!



O mítico e famoso edifício são os Pavilhões do Parque D. Carlos I que Rodrigo Maria Berquó mandou contruir. Este engenheiro e arquiteto açoriano, nascido em 1839, quis edificar uma espécie de estância termal de luxo, nas Caldas da Rainha, conferindo-lhe um “ar inglês” e aristocrático, cheio de glamour, a rivalizar com as grandes estâncias termais da Europa.

Na verdade devia ali nascer aquilo a que hoje chamamos um hotel resort e spa de 5 estrelas.



Enquadrado num parque, inaugurado em 1892, com o nome D. Carlos I, o grande projeto da estância termal foi finalmente aprovado. Em 1893 lançou-se a 1ª pedra, mas só depois do verão de 1894, é que as obras arrancaram. Sempre envoltas em controvérsias e em jogos de interesse, os pavilhões seguiram uma construção lenta. No dia 17 de março de 1896, parou tudo abruptamente porque o polémico e visionário Rodrigo Maria morreu subitamente de ataque cardíaco.



Os edifícios foram acabados, mas nunca receberam nem clientes, nem doentes, nem entusiastas das termas.

Entre 1901 e 1902, esteve lá instalada a Escola de Boéres e, entre 1918 e 1926, ali se alojou o Regimento de Infantaria nº 5 que voltou mais tarde a fixar-se no assombroso edifício até aos anos 50 do século 20.

O Turismo das Caldas da Rainha e a redação da “Gazeta das Caldas” passaram também por tão majestosas quanto assustadoras instalações tal como a Escola Técnica Empresarial do Oeste que ali ficou até 2005.



O impressionante edifício, “a escola de Hogwarts portuguesa”, como foi já apelidado, está abandonado e impressiona perante a visão dos edifícios, de dia e sobretudo de noite!



É o cenário perfeito para um filme de terror, para uma noite de Halloween ou para uma saga inteira de Harry Potter.