Liceu de Gaia, Escola Secundária nº 2 ou Escola Secundária Almeida Garrett. Seja como for que lhe chames, sabes que foi aqui que passaste alguns dos melhores anos da tua vida, sejas ou não do tempo em que havia um estrado junto ao quadro. É claro que, se tinhas aulas nas “casotas”, já não tinhas estrado, mas agora também já não há “casotas”! Ainda te lembras das pegadas no teto e do frio que entrava pelas janelas em pleno inverno? O que vale é que foram “provisórias”…

É claro que havia betos, metaleiros, desportistas, hip hoppers, cromos ... mas, fosse qual fosse o teu grupo, tinhas sempre um “panike” quentinho a sair por volta das 10:15 da manhã, no bar da escola. Era um cheirinho mesmo bom que inundava o polivalente todo.
Grandes torneios de matrecos se realizaram dentro das paredes desta escola e consecutivamente no Garfo. No Républica era mais bilhar. Mas na escola era mais barato jogar matrecos. Quem nunca chegou atrasado a uma aula por causa de um jogo de matrecos que atire a primeira pedra!!



Míticos corta-matos que paravam tudo à volta, viagens inesquecíveis ao centro da Europa, alguns professores e empregados que eram verdadeiras instituições, como o professor Fernando Luís, ou a professora Francelina ou mesmo o Sr. Brasão do “pavilhão de baixo”. A biblioteca de Gaia mesmo ali ao lado para ajudar nos trabalhos, ou para ver filmes, ouvir música, ou “ir à net”.
Alguns nomes conhecidos do grande público também estudaram no Liceu de Gaia e se calhar foi por terem lá estudado que hoje são conhecidos. Os manos Guedes, Pedro e Ricardo, o arbitro Artur Soares Dias, o rapper Edmundo Silva, mais conhecido por Mundo Segundo, e o animador da RFM, Daniel Fontoura.
Há quem diga que Gaia é a Capital do Mundo e se estudaste no Liceu, sabes que isso é provavelmente verdade!