Quais é que são?


São vários e a RFM fez uma seleção de 10 objetos destes.
Conhecemos muitos objetos pela marca e não pelo nome que cada objeto em si tem.
Quando estamos na cozinha e acabámos de fazer a massa de um bolo, vamos à gaveta buscar o «salazar».
Sempre que um homem faz a barba, fá-la com uma «gilette».
Estes são alguns exemplos de objetos que conhecemos pelas marcas e não pelos nomes que, na realidade, esses artigos têm, mesmo quando os usamos de outras marcas concorrentes!


1 - «Gilette» em vez de conjunto de lâminas, colocadas num objeto com uma pega, para fazer a barba e para cortar ou aparar barbas e bigodes.



2 - «Tupperware» em vez de caixa de plástico, com tampa também de plástico, de outra cor, para guardar os restos da comida no frigorífico.



3 – «Salazar» em vez de rapador de restos das tigelas e dos recipientes de massas de bolos e de doces e ainda dos tachos onde fazemos puré de batata ou molho bechamel.



4 - «Cola» ou mesmo «coca cola» em vez de uma bebida castanha gaseificada, doce e que acompanha admiravelmente hambúrgueres e cachorros quentes.



5 - «Post it» em vez de blocos quadrados ou retangulares, às cores, com cola numa das extremidades para colarmos e prendermos, em qualquer sítio, quando damos recados ou precisamos de nos lembrar de qualquer coisa.



6 - «X-acto» em vez de um objeto idêntico a uma caneta, mas que, num dos extremos, possui, no lugar do bico, uma pequena lâmina que se recolhe e que serve para cortar cartões, cartolinas, fita-cola grossa e papelão.



7 - «Cotonete» em vez de um tubo de plástico cilíndrico e fininho, envolto, em cada uma das extremidades, por algodão enrolado, para limpar ouvidos ou o excesso da maquilhagem dos olhos.



8 - «Champagne» em vez de todo e qualquer vinho espumante, branco, intensamente gaseificado, próprio para brindar e celebrar o que se quiser.



9 - «Jeep» em vez de uma viatura todo o terreno, com tração às quatro rodas, própria para andar em terrenos adversos, sinuosos, em terra, lama, pântanos, estradões ou asfalto esburacado.



10 - «Black & Decker» em vez de berbequim ou furador elétrico que serve para furar paredes, madeira, ladrilho e qualquer tipo de material, consoante o tipo e a espessura, adaptando brocas de ponta ao aparelho ou ainda com a função de aparafusadora.