Andamos em maré alta. Toda a gente sabe que Portugal está na moda. Não são poucas as listas em que ocupamos as primeiras posições. Melhores praias, gastronomia mais influente do mundo, cidades mais bonitas, há listas para tudo e nós estamos à frente.

Infelizmente, no que toca a fertilidade, Portugal está no fim da lista. O número médio de nascimentos por mulher na União Europeia está nos 1,58 bebés por mulher. Um número baixo se considerarmos que, nos países industrializados, a taxa média é de 2 nascimentos por mulher e que, nos países em desenvolvimento, esse número cresce até aos 3,5.




Nestas contas, Portugal é o último país da UE em termos de fertilidade. Com apenas 1,31 nascimentos por mulher, estamos atrás de países como a Polónia (1,32), a Grécia (1,33) ou Espanha (1,33) e muito longe dos mais férteis. França (1,96), Irlanda (1,92) e Suécia (1,85) estão no topo da lista europeia, mas abaixo da média mundial.




Os números são do Eurostat e mostram, ainda assim, que desde 2013 a taxa de fertilidade tem vindo a aumentar... muito ligeiramente. Não é nada bom estarmos no fim desta lista. Por todos os motivos, temos que mudar isto!!!

As famílias aqui na RFM já começaram a contribuir. Feitas as contas, a taxa de fertilidade por aqui é de 1,98. Nada mau, heim?