Até dia 24, acompanha o presépio que a RFM vai fazer no estúdio.

Quinta-feira, dia 7, foi lançada a primeira pedra, ou seja, a cabana. Quem a colocou foi o José Coimbra.

A cabana era o local onde os animais comiam e onde estava uma manjedoura com palha... aí mesmo foi posto o menino Jesus, assim que nasceu. A estalagem e todas as casas de belém estavam cheias porque, tal como Maria e José, os cidadãos dirigiam-se para Belém para o recenseamento exigido pelo romanos.

A cabana já está posta!


Aproveitaste o fim de semana para estares no quentinho a fazer o teu presépio...? Tão bom… E o presépio, no teu trabalho, já fizeste?

A equipa da RFM está também a fazer um presépio aqui no nosso estúdio. Já temos a cabana… e hoje é a vez do Paulo Fragoso colocar a primeira figura - Maria. A mãe de Jesus… que chegou a Belém, em cima de um burro, quase a ter o bebé. Maria é a mãe mais importante do Mundo.. exatamente como a tua é para ti... ou como tu és para os teus filhos. Quando uma mulher é mãe é como se uma parte dela passasse a viver no filho. Já te aconteceu... quando tens frio, achares que o teu filho tem frio também... pois… é normal…
Todas as mães são assim… e são todas um bocadinho como Maria, a mãe mais importante do Mundo...
O Paulo Fragoso colocou Maria, no presépio da RFM, do lado esquerdo… porque, quando colocarmos José, ele deve dar a sua direita a Maria…
Inspira-te e faz um presépio aí no teu trabalho, no teu escritório ou na tua loja!! No site da RFM, tens dicas para fazeres o teu presépio!

A equipa do Café da Manhã colocou a vaca e o burro, os 2 animais que serviram de aquecimento central à manjedoura para deixarem o ambiente mais quentinho.

A figura da vaca representa todos os animais que estão nos estábulos a comer palha das manjedouras… que são as palhinhas onde Maria deitou o bebé, assim que nasceu… e o burro foi o animal que carregou Maria até Belém.

O lugar da vaca e do burro é um lugar de bastidores muito importante e têm, por isso, de ter visibilidade.

A vaca e o burro: 2 figuras que não podem faltar no presépio.


A Carolina Camargo colocou José na cabana, dando a direita a Maria... é sempre nesta posição que José deve estar nos presépios… Ou seja, quando as figuras estão viradas para nós, José fica do lado direito e Maria do lado esquerdo.

José dá, nesta posição, a sua direita à mulher, no presépio… Um cavalheiro...! Aliás só um homem bom como José podia ser o pai do menino Jesus e o marido de Maria...
O pai e o homem sempre presente, em quem se confia e com quem se pode sempre contar...
Também é interessante ver como esta família é tão atual... há pais que, não sendo os pais verdadeiros, aceitam e amam as crianças como se fossem mesmo os seus filhos... não é? Um grande homem o S. José...
Aqui no site da RFM, tens dicas para fazeres o teu presépio… em casa, no trabalho, na loja, em casa dos teus amigos… Inspira-te e faz o presépio com a RFM!

A Joana Cruz e o Rodrigo Gomes puseram a estrela no presépio da RFM, mesmo por cima da manjedoura.

Aí em casa, no teu presépio, se conseguires colocar uma luz ou um candeeiro ao pé da estrela, ela fica mesmo a brilhar que foi o que aconteceu na noite de Natal. Apareceu uma estrela muito brilhante no céu e indicou o sítio onde o menino Jesus nasceu... os Reis Magos guiaram-se por essa a estrela e deram com o caminho.

No fundo, a estrela foi talvez o primeiro GPS do mundo!

E o presépio aí em casa, no teu trabalho está pronto? Faz o presépio com a RFM… tens muitas dicas aqui no nosso site!

O presépio da RFM está espetacular!

O Paulo Fragoso foi uma espécie de arquiteto paisagista, porque pôs o musgo e fez os caminhos do presépio da RFM, o que exigiu uma grande arte e um bom planeamento urbano!

Depois de pôr o musgo, fez dois caminhos com serradura. Um deles, vindo do Oriente para os reis Magos se encaminharem até à manjedoura. É um caminho mais longo, porque os reis Magos levaram muito tempo a chegar. O outro caminho é para os pastores e pode ser mais curto, porque foram os primeiros a visitar o menino Jesus.

O Paulo Fragoso fez um autêntico projeto de ordenamento do território e organização de espaços verdes rurais… Está aberto o caminho para as visitas: reis Magos e pastores.

Faz o presépio com a RFM. Tens várias dicas no nosso site!

O Zé Coimbra pôs o anjo no presépio do estúdio da RFM. Pô-lo deitado no telhado da cabana.

Parece cansado, porque está literalmente deitado. É um anjo bastante zen. O Zé Coimbra queria tê-lo posto na mesanine da nossa cabana mas, como está deitado, foi para o telhado que é, na verdade, o “best seat” do presépio e merece! Afinal foi o anjo, chamado Gabriel, que levou até Maria a notícia que ia ter um bebé, cerca de 9 meses antes. Aliás, anjo significa mensageiro.
Maria recebeu esta mensagem através do anjo… uma espécie de messenger ou whatsapp… no fundo … para lhe dar esta notícia tão boa!
Este anjo acaba por ser, na verdade, um bocadinho como aquelas pessoas que te dão boas notícias ou que te dizem aquilo que estás mesmo a precisar de ouvir, mesmo que seja no messenger ou no whatsapp!

No presépio há uma figura que não te podes esquecer de pôr. É o pastor e representa os vários pastores que, na noite em que Jesus nasceu, caminharam até Belém. Aliás, foram eles as primeiras visitas de Jesus. A Carolina pôs o nosso pastor no presépio da RFM!

Os pastores correspondiam, na altura, aos sem-abrigo de hoje... eram pobres e simplesmente seguiam os rebanhos, sem casa e sem terra... como os sem-abrigo do nosso tempo que a Comunidade Vida e Paz ajuda e apoia!

Na altura, eles foram os primeiros a visitar Jesus. A Carolina pô-lo bem à frente… porque a primeira visita foi a dos pastores!

Estamos a fazer um presépio, aqui no estúdio da RFM, e está quase pronto! Esta quarta feira a Mariana Alvim e o Nilton pôs as ovelhas. Se há pastores, há ovelhas! Uma ficou a pastar no meio do musgo.

Depois, foi a vez da ovelha negra! Sim, porque há sempre um traquinas em todas as famílias e em todas as casas. Esta ovelha representa o irrequieto, o turbulento lá de casa, conhecido pelas grandes malandrices que faz!

Se, nas figuras do teu presépio, não tiveres uma ovelha negra, pinta uma de preto… Ela tem é de estar no presépio, a ovelha irrequieta!!

É capaz é de ao fim de uns dias, o presépio estar de pernas para o ar… mas a ovelha negra tem as costas largas!

Coube ao Zé Coimbra pôr o menino Jesus, no presépio da RFM. Que responsabilidade!

É verdade que o Zé tem “Jesus” no nome J… E ainda que não pudesse estar nas palhinhas deitado… se é Jesus, põe o menino Jesus, no presépio da RFMJ!

Entre Maria e José, um bebé diferente e igual a todos os outros! Não esquecer que é por causa dele que há Natal!

Houve quem, na altura, percebesse rapidamente que este bebé era “diferente” de todos os outros, parecendo tão igual. E souberam ler os sinais e não tiveram dúvidas em visitá-lo e em segui-lo!

E tu… costumas ler os sinais? Estás atento e desperto para eles? Jesus, no presépio, ajuda a lembrares-te disto!

Um bebé diferente mas igual!

Faz o presépio com a RFM! Tens muitas dicas no nosso site!

A Carolina Camargo pôs, esta sexta feira os três reis Magos… vindos do Oriente. A bússola do telefone deu uma ajuda para a Joana saber onde fica o Oriente!

Os Reis Magos chamam-se Belchior, Baltazar e Gaspar e representam as 3 raças que, na altura, se conheciam.

Belchior é o representante da raça europeia, Gaspar o representante da raça asiática e Baltasar o representante da raça africana.

Também se diz que Belchior descendia de Jafé, Gaspar descendia de Sem e Baltasar de Cam.

Jafé, Sem e Cam eram os 3 filhos de Noé e representavam as 3 partes do Mundo. Quando os 3 reis Magos caminhavam para Belém iam em representação dos 3 povos que se conheciam: o povo asiático, europeu e africano.

Seguiram a estrela, uma espécie de GPS na altura, e levaram algum tempo a chegar ao destino… mas chegaram no dia 6 de janeiro!

Faz o presépio com a RFM… Tens dicas no nosso site.

Sabe mais sobre o presépio e o advento aqui, na RFM!