Esta era a escola do pátio onde tudo acontecia, a imagem de marca de uma escola com 50 anos de História. Era no pátio que o mundo girava, ponto de encontro de alunos, professores e contínuos. Quem queria procurar alguém, nos intervalos das aulas, era só ir ao pátio. Estavam lá todos e tudo também, desde a sala de professores à secretaria, do bar aos serviços de apoio.

Era no pátio que se realizavam os “Jogos Sem Carteiras”, sempre que chegava o final do ano lectivo. Eram actividades lúdicas organizadas pelos profs. de Educação Física em que cada equipa era constituída não só por alunos como também por um professor, um funcionário e uma mascote que tanto podia ser um peluche como um qualquer animal vivo. E imaginação havia a rodos!!!

Esta é a escola do “Nova Maré”, um jornal feito pelos alunos e com distribuição pelos próprios que, enfiados nos veículos dos professores envolvidos, iam percorrendo o concelho a vender os 5 mil exemplares que eram impressos. Sim, 5 mil! Os ardinas eram mais que muitos e o dia em que o jornal saía para a rua era uma loucura. Notícias, reportagens e entrevistas com famosos, de tudo havia para ler no “Nova Maré”.


E quando a fome apertava nada como dar um pulo à Quinta da Fidalga, paredes meias com o muro traseiro da escola, e que tinha umas laranjas docinhas e sumarentas. Valia bem a pena o risco de ser apanhado pelo guarda da quinta e o ralhete de qualquer um dos contínuos que nos apanhasse a pular a cerca.

Esta foi a escola dos “pavilhões verdes”, das salas de aulas em pré-fabricados, quentes a mais da conta em dias de calor, gelados em demasia no inverno, cheios de buracos nas suas paredes frágeis e com vidros partidos em que quem passava podia dar um olá. Mas nem por isso se deixava de aprender. Hoje é uma escola muito mais acolhedora e moderna. Tão moderna que agora o ex-libris é uma obra de Vhils com a figura de Zeca Afonso.

Foi aqui que estudaram o Chef Vitor Sobral, o jogador de futebol de 11 e futebol de praia, Bilro, e os nossos DJ Rich e Paulo Fragoso.

Começou por se chamar Escola Técnica do Seixal. Depois foi Escola Industrial e Comercial do Seixal. Ainda se chamou Escola Secundária do Seixal e, hoje em dia, é a Escola Secundária Dr. José Afonso. Mas para todos os que por lá passaram e passam é, para todo o sempre, a ESCOLA DAS CAVAQUINHAS.