O Natal é uma altura de surpresas e mais surpresas! Mas o que te vai mesmo surpreender são estes 5 factos!
Estás preparado?


1. Nós adoramos decorá-las mas os animais adoram... comê-las!


Um dos símbolos de Natal é, sem dúvida, a àrvore, por isso é que muitos Jardins Zoológicos, como o de Okland ou o de Praga, oferecem aos seus animais um belo pinheiro para o jantar da consoada! Girafas, veados e outros comedores de plantas, adoram o presente! Afinal de contas, o Natal deve ser para todos, não é?!

2. O governo colombiano cobriu as árvores da selva com luzes.


Durante o Natal de 2010, quando as guerrilhas das FARC (terroristas) caminhavam pela selva, as árvores iluminavam-se e junto com as luzes aparecia uma mensagem: "Se o Natal pode chegar à selva, tu também podes chegar a tua casa. Tudo é possível no Natal".
Em parte, o objetivo desta mensagem foi conseguido, porque 331 guerrilheiros voltaram a entrar na sociedade. A campanha venceu um prémio pela excelência estratégica em marketing e os guerrilheiros admitiram que a mensagem na árvore de Natal iluminada os tinha motivado a deixarem esta organização terrorista.
De acordo com os dados do governo Colombiano, em 2010 foram desmobilizados 2.411 guerrilheiros, na sua maioria, pertencentes às FARC.
O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, venceu o Prémio Nobel da Paz de 2016 devido aos seus esforços para acabar com a guerra civil que durou mais de 50 anos, uma guerra que custou a vida a, pelo menos, 220 mil colombianos e deslocou cerca de seis milhões de pessoas.


3. Os japoneses comem KFC no jantar de Natal.


Também graças a uma campanha de marketing bem sucedida há 40 anos, jantar KFC na noite de Natal é uma tradição tão popular que os clientes devem efectuar a encomenda com 2 meses de antecedência!

3. "A véspera de Natal do Pato Donald".


Há 50 anos que às três da manhã do dia 24 de Dezembro, 4,5 milhões de suecos assistem durante 90 minutos a um filme muito especial.
Ver na televisão o filme "A véspera de Natal do Pato Donald", é um dos eventos mais populares desta época na Suécia. Seja a Avó que luta para não adormecer, ou os netos que já deviam estar na cama, toda a família se junta para assistir ao episódio, continuando esta tradição que dura há mais de 50 anos.


4. Tréguas natalícias na Primeira Guerra Mundial


Durante o Natal de 1914, em plena Primeira Guerra Mundial, realizou-se uma trégua entre a Alemanha e o Reino Unido. Eles decoraram os seus abrigos, trocaram presentes e jogaram um jogo de futebol entre eles. Um episódio que já deu origem a um filme e a uma música de Paul McCartney, Pipes of peace.

5. A festa de Takanakuy, no Peru


Se achas que a festa de Natal da tua família pode ser complicada, espera até descobrires como são as festividades das famílias de Cuzco, no Peru!
Conhecido como Takanakuy (que significa bater), esta festa natalícia consiste em dançar e lutar para se resolverem os problemas e conflitos que ocorreram ao longo do ano.
Este evento é visto como o fim de um capítulo e o começo de outro, sem problemas ou rivalidades do passado.