Imagina o que seria passares para 2023, em Lisboa, ao toque das 12 badaladas, e depois viajavas, cerca de 80 km, até Santarém, e esperavas aqui um dia inteiro para passares outra vez para 2023.


O mesmo aconteceria se entrasses em 2023, em Viana do Castelo, e depois metias-te no carro e ias até ao Porto, onde aguardavas um dia e passavas para 2023 uma segunda vez!


Apenas cerca de 80 quilómetros de distância e um dia de diferença!


Pois é isto que acontece na Samoa. Estas ilhas do Pacífico são o primeiro e último lugares habitados a entrar em 2023.



Quando na cidade de Pago Pago, nas ilhas da Samoa Americana, for finalmente meia-noite, já as vizinhas ilhas do Estado Independente de Samoa estão há um dia em 2023.


Quem está em Samoa – que é, de resto, um lugar de sonho – pode, na verdade, passar duas vezes para 2023.


No fundo, isto é literalmente um regresso ao passado! Apenas 80 km separaram duas terras com um dia de diferença!


A Samoa fica no Pacífico e tem paisagens de cortar a respiração! É um daqueles sítios onde passar o ano - ainda por cima duas vezes - é o desejo de qualquer um!



Mas nem sempre foi assim. Costumavam ter o mesmo fuso horário até ao dia em que o governo da Samoa decidiu, em 2011, apagar o dia 30 de dezembro do calendário e passar para o lado oeste da linha do Tempo Universal Coordenado para ficar mais próximo da Austrália e da Nova Zelândia, principais parceiros económicos.


A Samoa Americana tornou-se assim, a par da Ilha Midway e Niue, no último lugar a celebrar o ano novo, uma vez que a Ilha Baker e a Ilha Howland não estão habitadas.


Há uma certa disputa pelos fusos horários, porque vários países querem reivindicar para si a fama de primeiro lugar a entrar no ano novo.



Que sítio maravilhoso para passar o ano... ainda por cima duas vezes, com um dia de diferença.


É como se as horas "começassem" e "acabassem" na Samoa... e o tempo parasse!


Que 2023 seja um bom ano para ti, com saúde e paz!